Notícias

Hidrate-se sem cautela. Veja os benefícios da água para o organismo

Publicada em 06/03/2018 às 07h

Beber dois litros de água por dia faz bem à saúde e à beleza: regula as funções e elimina as toxinas Beber dois litros de água por dia faz bem à saúde e à beleza: regula as funções e elimina as toxinas

A importância da água para o nosso corpo é indiscutível, tanto na saúde quanto na beleza. Afinal, o nosso organismo é composto por aproximadamente 70% do líquido. Ele ajuda a regular a temperatura do corpo, elimina toxinas e, por ser um solvente, atua como um veículo de transporte de nutrientes.

Mas, como saber a quantidade ideal a ser ingerida por dia? A resposta depende de uma série de variáveis, que vão desde as características de cada indivíduo e hábitos alimentares até o ambiente em que se encontra e a atividade que desempenha.

De acordo com o nefrologista Joaquim Paiva Martins, médico cooperado da Unimed João Pessoa, uma conta simples responder essa questão: o indivíduo deve tomar por dia, no mínimo, 30 ml de água por cada quilo que possui. Ou seja, se uma pessoa pesa 50 quilos, deve beber 1,5 litros.

Mas, claro, essa é uma fórmula que só dá uma ideia do que devemos beber. Há exceções que fogem a essa regra, como idosos, atletas e pessoas com diabetes.

SINAIS

O corpo humano também pode servir de termômetro e alertar quando está desidratado. Pele e boca seca, além da redução das idas ao banheiro para urinar, são sinais que devem ser levados em conta. A própria cor da urina também indica a concentração de água no organismo. Ela não pode estar nem muito escura, nem transparente. Para alguns especialistas, a cor ideal deve ser semelhante a de uma limonada.

A desidratação do organismo, segundo Joaquim Martins, agrava doenças já existentes no indivíduo, como o cálculo renal, e contribui para o maior desenvolvimento de bactérias no corpo, causando diversas infecções. Por isso, as pessoas devem hidratar-se muito no verão, quando a temperatura está bastante elevada e a sede aumento, mas também no inverno.

EXCESSO

E, como tudo na vida deve ter equilíbrio, na hidratação do organismo não é diferente. Beber água demais pode, em casos extremos, resultar em uma  hiponatremia. Ela ocorre quando o nível de sódio, elemento que ajuda a controlar a quantidade de água nas células do sangue, fica abaixo do normal. Entre os sintomas podemos citar desorientação, tosse e dispneia. Para alguns especialistas, isso ocorre quando a quantidade ingerida é superior a 3 a 4 litros por hora.

BENEFÍCIOS

  • Alivia a fadiga
  • Auxilia no transporte de nutrientes para as células
  • Ajuda na atividade cerebral
  • Mantém a temperatura do corpo equilibrada