Notícias

Hospital Alberto Urquiza completa 19 anos cuidando da vida dos paraibanos

Publicada em 06/04/2018 às 07h

Aposentado José Ronaldo Souza: vida salva no Hospital Alberto Urquiza Wanderley Aposentado José Ronaldo Souza: vida salva no Hospital Alberto Urquiza Wanderley

O aposentado José Ronaldo de Souza, 72 anos, comemora duas datas de aniversário: a do nascimento e a do dia que “morreu e renasceu” no Hospital Alberto Urquiza Wanderley. A declaração dá a noção da importância que o hospital – unidade própria da Unimed João Pessoa – tem na vida dos paraibanos.

Em 19 anos de história, completados em 7 de abril deste ano, são aproximadamente 2 milhões e 300 mil atendimentos, sendo mais de 1 milhão e 700 mil de urgência. Um deles foi o que salvou a vida do senhor Ronaldo.

Em 5 de junho de 2010, ele se sentiu mal e deu entrada no Pronto Atendimento (PA). Como estava com taquicardia, foi avaliado por um cardiologista. Apesar de já ser hipertenso e tomar mediação, o aposentado relata que os exames estavam “quase bons” e, mesmo assim, o médico que o atendeu resolveu deixá-lo em observação.

Não sabia ele que essa atitude de precaução por parte da equipe médica salvaria a sua vida. Na observação, José Ronaldo teve uma parada cardíaca e, como estava no hospital, foi rapidamente atendido.

 “Eu só lembro que ia atender ao telefone e depois acordei na UTI. Meu filho, que me acompanhava, disse que os médicos passaram mais de 15 minutos me reanimando, acreditando que poderiam me salvar. Se não fosse a persistência daqueles profissionais e o serviço que o hospital me ofereceu, eu não estaria vivo”, contou Seu Ronaldo, que brinca, dizendo que poderia ser chamado de José Zumbi, por ter “voltado à vida” após vários minutos sem batimento cardíaco.

 

Hoje, ele segue a vida normalmente. Continua ativo, dirigindo, resolvendo seus “próprios assuntos” e curtindo os filhos e netos. “Tenho tanta energia quanto meu neto Rafael, que tem dois anos”, disse.

 

MEDICINA PIONEIRA E DE PONTA

O Hospital Alberto Urquiza Wanderley é referência em procedimentos de alta complexidade na Paraíba, único com Acreditação com Excelência, uma certificação que atesta a qualidade dos serviços oferecidos aos seus pacientes.

Por isso, a unidade hospitalar sempre foi exemplo de medicina de qualidade no Estado, sendo pioneira em vários procedimentos, como transplantes de coração, fígado e rins do Estado.  Já são 96 transplantes de órgãos. O Alberto Urquiza também é o responsável pela primeira cirurgia cardíaca por vídeo na Paraíba e pelo primeiro implante coclear.

Outra história de sucesso na trajetória do hospital foi o nascimento dos quíntuplos, em 2003. Assim como os cinco irmãos, outras mais de 24 mil crianças nasceram no Alberto Urquiza. Apenas em 2017 foram 1.386 crianças trazidas ao mundo com a ajuda da estrutura de ponta e equipe qualificada e humanizada do hospital.

ESTRUTURA

O hospital, que é unidade própria da Unimed João Pessoa, tem um Centro de Tratamento Intensivo (CTI) com seis Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), inclusive neonatal e pediátrica. Além disso, tem uma Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal.

O Centro Cirúrgico é equipado com aparelhos modernos, de alta tecnologia, que permite que o hospital faça cirurgias delicadas de grande porte e de alta complexidade. Há, ainda, o Centro Obstétrico, que conta também com equipamentos de ponta, para o caso de necessidade em um parto mais delicado. O hospital é o único particular no Estado a ter uma Sala de Parto Natural, preparada para dar conforto à parturiente, que pode escolher entre diversos aparelhos que a ajudem no nascimento do filho, como bolas de pilates e banquetas.

 

O Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) é o único que funciona todos os dias, 24 horas, atendendo adultos e crianças. O setor realiza exames tanto para os clientes que estão internados ou em atendimento de urgência quanto para os que estão com exames marcados.

O serviço conta com aparelhos de ultrassons, ecocardiograma, raio-X digitais, tomógrafo computadorizado e ressonância magnética que permite um diagnóstico mais rápido e com maior qualidade na imagem.

O Alberto Urquiza tem ainda uma estrutura para atendimento de urgência, seja cardíaca, infantil, ortopédica ou clínica, atendendo crianças e adultos. Dentro do hospital há ainda o Cardiocenter, um serviço de cardiologia intervencionista e hemodinâmica que funcionam 24 horas por dia.

A Unidade de Oncologia da Unimed João Pessoa também está nas dependências do Alberto Urquiza. São oferecidas consultas especializadas e, também, a aplicação de medicação específica para o tratamento contra o câncer.

 

MELHORES PROFISSIONAIS

Os profissionais que oferecem assistência no Hospital Alberto Urquiza Wanderley são os melhores do Estado, experientes e especializados no que fazem. Na maternidade, por exemplo, todos os enfermeiros são especialistas em obstetrícia.

A excelência no atendimento se dá pela humanização dispensada a cada um dos clientes, que são tratados como únicos. A equipe do hospital é preparada para enxergar a necessidade de cada pessoa, mas considerando a sua totalidade.

Por isso, vários projetos de humanização são desenvolvidos, como o Disque Amamentação, que dá orientação sobre o leite materno; o Espaço Maternar, que acolhe mães e pais de crianças em UTI; a redinha e musicoterapia aplicadas em UTI; a Brinquedoteca; o atendimento psicossocial e o Paciente Exemplar, que estimula às crianças a cooperarem com o tratamento, de forma lúdica.