Notícias

Hospital tem posto de coleta que atende pacientes e comunidade

Publicada em 27/05/2015 às 15h

OMS recomenda: Leite materno deve ser exclusivo até os seis meses de vida do bebê OMS recomenda: Leite materno deve ser exclusivo até os seis meses de vida do bebê

"Seja doadora de leite materno e faça a diferença na vida de muitas crianças". Este é o tema da Campanha Nacional de Doação de Leite Materno lançada em maio pelo Ministério da Saúde. O Hospital Alberto Urquiza Wanderley faz este incentivo entre suas pacientes e também entre as mulheres da comunidade próxima à unidade hospitalar. O Hospital tem um posto de coleta de leite humano, uma sala de porcionamento e local adequado para que as mães trabalhadoras possam ordenhar e armazenar o leite. O leite excedente é destinado a bebês prematuros. 

O Posto de Coleta de Leite Humano do hospital, além de coletar o material para doação, funciona como local de apoio à amamentação. Toda mulher que deseje doar leite materno pode procurar o hospital, mesmo que não seja cliente ou funcionária. A coleta é feita com mães que têm leite excedente, para doação; com àquelas que têm filhos internados, para alimentar o seu próprio bebê; e com mães colaboradoras do hospital, que após a licença maternidade continuam amamentando seus filhos.

Diariamente são realizadas visitas às mães na maternidade, orientando sobre o aleitamento materno e sensibilizando essas mulheres a serem doadoras de leite. A equipe do hospital faz, ainda, campanhas com a comunidade onde o Hospital está inserido.

O hospital tem a sala de porcionamento, que é o local onde o leite humano é dividido em porções, de acordo com a necessidade da criança. É priorizado o leite cru, ordenhado no posto de coleta, pois o leite da mãe acompanha a prematuridade do bebê. O cuidado na manipulação do leite é necessário, pois os bebês que o recebem são geralmente prematuros ou crianças com sistema imunológico comprometido. Este serviço diminui os riscos de contaminação, evita desperdício do leite materno, diminui tempo e custo de internação, entre outras vantagens que estão associadas ao consumo do leite materno.

 

IMPORTÂNCIA DO LEITE MATERNO

O leite humano tem propriedades que a indústria hoje, com toda a tecnologia mundial, ainda não consegue reproduzir, principalmente na parte imunológica. Além de outros benefícios, Evita: mortes infantis, diarréia, infecção respiratória, o risco de alergias, de hipertensão, colesterol alto e diabetes. Reduz a chance de obesidade, é a melhor nutrição, tem efeito positivo na inteligência, melhora o desenvolvimento da cavidade bucal, faz a promoção do vínculo afetivo entre mãe e filho e melhora qualidade de vida.

Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Basta estar saudável e não estar tomando nenhum medicamento que interfira na amamentação.

 

CAMPANHA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

A Campanha Nacional de Doação de Leite Materno tem como objetivo aumentar o número de novas doadoras voluntárias e o volume de leite materno coletado e distribuído para recém-nascidos, especialmente prematuros de baixo peso internados em unidades de saúde. 

Dados do Ministério indicam que, de janeiro a dezembro de 2014, foram coletados em todo o Brasil 184 mil litros de leite materno, beneficiando 178 mil recém-nascidos. Ao todo, 164 mil mulheres doaram leite neste período. De 2008 até 2014, aumentou em 11% no volume de coletas de leite materno no país.

A Organização Mundial da Saúde diz que o aleitamento materno exclusivo deve ser até os 6 meses de vida e aleitamento complementar até os 2 anos ou mais. Números apresentados pelo ministério mostram que o consumo de leite materno é capaz de reduzir a mortalidade infantil (crianças menores de 5 anos) em até 13%.

 

DOAÇÃO

Quem tiver interesse em doar leite materno deve procurar o banco de leite mais próximo ou ligar para o Disque Saúde no número 136