Notícias

Hospital Unimed recebe certificado de Acreditação Plena Nível II

Publicada em 02/03/2015 às 07h

Diretores e funcionários da Unimed JP: conquista coletiva para o Hospital Unimed Diretores e funcionários da Unimed JP: conquista coletiva para o Hospital Unimed

A certificação de Acreditação Plena Nível II do Hospital Unimed Alberto Urquiza Wanderley foi entregue oficialmente sexta-feira (27). A entrega ocorreu na noite de abertura do II Fórum de Cooperativismo da Unimed Federação Paraíba, que foi realizado durante o final de semana no Hotel Cabo Branco Atlântico, na Capital.

O diretor geral do Hospital, Vinicius Formiga, recebeu a certificação das mãos do presidente do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), Rubens Covello. Antes da entrega, os participantes do evento assistiram a um vídeo sobre o Hospital Unimed. O certificado é concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

No Nordeste, apenas 11 hospitais têm a certificação de Acreditação Plena Nível II. Na Paraíba, apenas o Alberto Urquiza Wanderley - que em 2010 foi o primeiro do Estado a receber a Acreditação Nível 1 - tem esta certificação.

Para Rubens Covello, presidente do IQG, órgão certificador credenciado à ONA, identificar o paciente como centro de todas as ações de um hospital é fundamental para que a certificação seja concedida. "A Acreditação foi o primeiro processo de validação de qualidade, em 1955, mas no Brasil começou há apenas 15 anos. E o objetivo da Acreditação não é ter uma certificação, mas uma gestão de segurança do paciente", disse.

Covello disse ainda que o Hospital Unimed tem a governança como modelo de gestão e um modelo de capacitação de liderança. "O médico é o gestor, mas tem que trabalhar com toda a equipe multidisciplinar. No país, apenas 3% dos hospitais são acreditados e o Hospital Unimed é um deles, pois visou a qualidade com foco no paciente e a qualidade de gerenciamento", disse.

RECONHECIMENTO À EQUIPE

Ao ser chamado para receber o certificado, o diretor do Hospital, o médico Vinicius Formiga, quebrou o protocolo e convidou para estarem junto com ele todos os integrantes do Escritório da Qualidade, representando os colaboradores e cooperados, que, juntos, levaram a instituição a receber o certificado.

"Agradeço a Rubens Covello pela atenção à Unimed João Pessoa em ter vindo pessoalmente entregar esta certificação. Eu quero agradecer a quem plantou a semente da Acreditação. Agradeço ao ex-diretor do hospital, Fábio Rocha, que junto com sua equipe iniciou este processo de Acreditação. A conquista é coletiva. Agradeço ao Escritório da Qualidade, agradeço o esforço e dedicação diários de toda equipe do hospital, dos coordenadores de processo. A certificação pertence a todos nós", declarou Vinícius Formiga, em um discurso emocionado.

Ele disse ainda que humanização, qualidade, acolhimento e segurança do paciente têm que ser a prática corriqueira de quem faz saúde. "Com a Acreditação, estamos reavendo essas coisas, que são obrigação dos profissionais de saúde. Demos o primeiro e o segundo passos. Sabemos que o mais importante é o paciente, mas nós queremos mais. Já estamos trabalhando para buscar a Acreditação Nível 3", garantiu.

FÓRUM DE COOPERATIVISMO

O II Fórum de cooperativismo da Unimed Paraíba aconteceu nos dias 27 e 28, no Hotel Cabo Branco Atlântico. O objetivo do evento foi discutir a situação atual do cooperativismo médico e da saúde suplementar.

A mesa de abertura foi composta pelos presidentes da Unimed Federação Paraíba, Francisco Vieira; Unimed do Brasil, Eudes de Freitas Aquino; Unimed João Pessoa, Alexandre Magno Pimentel; e Unimed Federação Norte-Nordeste, Reginaldo Tavares; Sistema OCB/Sescoop na Paraíba, André Pacelli; e pelo diretor de Integração Cooperativista e de Mercado da Unimed Brasil, Valdmário Rodrigues.

Os participantes puderam assistir a um vídeo sobre cooperativismo e a história da Unimed. A palestra da noite foi proferida pelo presidente da Unimed Brasil, Eudes de Freitas Aquino, que falou sobre o Cenário Atual do Cooperativismo Unimed. No sábado, a programação seguiu pela manhã com um debate sobre o cenário atual da saúde suplementar.