Notícias

Ingestão de determinados alimentos pode prejudicar os exercícios

Publicada em 16/09/2014 às 15h

Determinados alimentos devem ser evitadosantes de atividades físicas Determinados alimentos devem ser evitadosantes de atividades físicas

Alimentar-se antes da prática de exercícios físicos é fundamental, afinal o organismo necessita de energia para chegar até o fim do treino. Porém, há diversos alimentos que não são indicados no pré-treino, pois podem influenciar negativamente no rendimento dos exercícios. O ideal é prezar por fontes de carboidratos complexos, como os pães, aveia e massas integrais.

DICA: se você está na correria e possui pouco tempo antes do treino para se alimentar, opte por lanches leves, entre eles frutas como laranja, manga e caqui.

EVITAR ALIMENTOS

Inúmeras são as recomendações em relação a alimentos que potencializam os treinos. Porém, para facilitar o seu cardápio, elencamos uma série de alimentos que não são indicados antes de realizar atividades físicas.

-Fibras: estimulam a atividade intestinal. Caso queira consumir saladas e farelos, ingira até uma hora antes do treino, no mínimo. Assim, o organismo terá tempo para concluir a ingestão.

-Industrializados: a maior parte desses produtos é rica em sódio. É natural sentir muita sede após a ingestão desses alimentos. Portanto evite-os, ou ingira bastante água durante os treinos para evitar dores de cabeça e cãibras por causa da desidratação.

- Massas: no pré-treino, as massas são totalmente desancoselhadas (exceto as integrais), pois retardam a digestão (exceto as integrais), pois retardam a digestão. Tenha cautela e ingira, no máximo, duas horas antes do treino.

- Gordura: alimentos gordurosos podem causar enjôo e mal-estar se ingeridos pouco tempo antes de iniciar a atividade, isso porque a digestão torna-se mais lenta e os ácidos graxos permanecem por mais tempo no estômago e no intestino.

-Leite: há pessoas que possuem dificuldade em processar a lactose, o que pode ocasionar desconforto gástrico, sono e enjôo.

Com informações da Unimed do Brasil