Notícias

Jampa promove atividade física em praça nos Bancários

Publicada em 18/09/2014 às 07h

Pessoas que passaram pela Praça da Paz participaram de um aulão de ginástica Pessoas que passaram pela Praça da Paz participaram de um aulão de ginástica

Os moradores do Bairro dos Bancários participaram, nesta quarta-feira (17), ao Jampa Saúde, movimento desenvolvido pela Unimed JP com objetivo de estimular hábitos saudáveis de vida.

Das 6h às 8h, as pessoas que passaram pela tenda disponibilizada pela Unimed João Pessoa na Praça da Paz, participaram de um "aulão" de ginástica com uma educadora física. Também foram disponibilizados serviços de saúde, como verificação de pressão arterial e teste de glicemia. As pessoas esclareceram dúvidas com profissionais do Setor de promoção da Saúde da Unimed JP sobre hábitos saudáveis de vida.

Na próxima quarta-feira (24) o Jampa Saúde estará na Praça Alcides Carneiro, em Manaíra, das 6h às 8h e das 17h às 19h, com ações de promoção da saúde: atividade física, testes de saúde e profissionais para esclarecer dúvidas das pessoas sobre hábitos para melhorar a saúde.

O Jampa Saúde foi lançado pela Unimed João Pessoa no dia 27 de abril com um passeio ciclístico e uma caminhada. A ideia do Jampa Saúde é utilizar espaços públicos (praças, calçadinha da orla, ruas) da cidade para a prática de atividade física, levando em conta os benefícios da prática para a saúde das pessoas.

BENEFÍCIOS

As atividades físicas trazem inúmeros benefícios à saúde das pessoas. Ela diminui em até 50% as chances de uma pessoa desenvolver doenças crônicas como diabetes, problemas cardiovasculares e câncer. Por outro lado, a falta dela pode reduzir em até 10 anos a expectativa de vida.

Entre os benefícios da prática de exercícios estão: a diminuição do apetite, a melhora do humor, a perda de gordura (emagrecimento), o enrijecimento dos músculos, a melhora da imunidade e o retardo do envelhecimento.

Além de benefícios, elas melhoram o emocional das pessoas, proporcionam a sensação de bem-estar, diminuem a ansiedade e a probabilidade de depressão, por liberarem a serotonina (hormônio conhecido como "molécula da felicidade").