Notícias

Jogos educativos para prevenção do tabagismo estão disponíveis; veja

Publicada em 27/08/2015 às 07h

Jogo está disponível para smartphones e tabletes que utilizam a tecnologia android Jogo está disponível para smartphones e tabletes que utilizam a tecnologia android

Para conscientizar a população sobre os males do tabaco e suas repercussões sociais e familiares, o Comitê de Controle do Tabagismo da Associação Médica da Paraíba (AMPB) lançou o aplicativo Game Will, na última quarta-feira (26).

O jogo está disponível para smartphones e tablets que utilizam a tecnologia android. Através do Google Play, as pessoas podem baixar o game para entender os malefícios que o tabagismo causa ao organismo.

A ação faz parte do Dia Nacional de Combate ao Tabagismo, comemorado no próximo sábado (29). Mas, as atividades relacionadas a essa data foram iniciadas na última quarta-feira (26) com o lançamento do jogo e com atividades no Shopping Mangabeira. No local, foram expostos banners com imagens impactantes sobre o tabagismo e a distribuição de folders.

Nestas quinta (27) e sexta-feira (28), o jogo Game Will será apresentado em escolas públicas e privadas de João Pessoa. Já no sábado, serão expostos banners, distribuídos folderes e lançado o Game Will, no Manaíra Shopping, pela manhã e tarde.

AÇÃO NA UNIMED JP

A ação contra o tabagismo também conta com a parceria da Unimed João Pessoa, que elaborou um programação especial para esta sexta, na recepção da operadora, na Torre. Das 8h às 17h, será realizada exposição mostrando os malefícios do cigarro e a distribuição de material educativo.   

De acordo com dados do Ministério da Saúde, no Brasil o tabagismo é responsável por 200 mil mortes por ano. O tabaco também está relacionado a 90% dos casos de câncer de pulmão e de mais 56 tipos doenças, entre elas, enfisema pulmonar, bronquite crônica e infarto do miocárdio.

Estima-se que 27.330 novos casos desse câncer de pulmão devem surgir no país em 2015. Na Paraíba, o cigarro mata cerca de 2.500 pessoas anualmente.

DICAS PARA PARAR DE FUMAR

- Reduzir gradativamente o número de cigarros fumados;

-Transferir o primeiro cigarro do dia sempre aumentando 1 ou 2 horas até parar definitivamente;

- Escovar os dentes ou mascar gengibre diminuem a vontade de fumar;

-Tomar a decisão e procurar um serviço público ou um consultório, caso não tenha força de vontade.