Notícias

Jovens do Coral vão cuidar de horta criada pela Unimed João Pessoa

Publicada em 26/05/2015 às 07h

Jovens terão responsabilidade de cuidar da horta comunitária a partir de agora Jovens terão responsabilidade de cuidar da horta comunitária a partir de agora

A casa de responsabilidade social, localizada na Rua Severino Patrício da Silva,72,Torre, onde os integrantes do Coral Jovem da Unimed João Pessoa costumam ensaiar para as apresentações, foi palco do lançamento do projeto da horta comunitária da Cooperativa. O evento, realizado no último sábado (23) das 8h às 11h30, contou com as presenças do presidente da Unimed João Pessoa, Alexandre Magno Pimentel, e do médico Gilvan Araújo, coordenador do área de responsabilidade socioambiental, além de colaboradores.

Clique aqui para ver as fotos.

Foi um dia diferente para o grupo, que ao invés de ensaiar e cantar, se envolveu com a horta comunitária suspensa, cultivada em garrafas pets. A horta tem como objetivo despertar nos integrantes do coral a consciência de preservar a natureza, incentivando-os a cultivar hábitos saudáveis como o consumo de alimentos orgânicos e a reutilizar materiais que poluem o meio ambiente.

O movimento na casa começou logo cedo com um café da manhã, alongamento e, logo após, um worksohp com os jovens sobre a horta. Durante a oficina, os instrumentos utilizados pelo grupo foram bem diferentes daqueles aos quais estão acostumados a usar habitualmente nos ensaios do coral.

Com pás, regadores, ancinhos, adubo, terra e muitas sementes,os integrantes do coral aprenderam os nomes das hortaliças e verduras e os cuidados com o cultivo. Também fizeram dinâmicas, cantaram, dançaram e assistiram vídeos relacionados ao tema. Na ocasião, os adolescentes plantaram hortaliças e legumes mais utilizados em casa, como alface, tomate, coentro, couve, rúcula, cebolinha e cenoura.

CIDADANIA

O presidente Alexandre Magno Pimentel ficou bastante feliz ao perceber o interesse e animação dos jovens debruçados sobre as garrafas pets, plantando e regando as sementes. Ele falou sobre a importância do projeto para a Cooperativa e, também, para a formação cidadã dos integrantes do Coral.

“A Unimed JP apóia toda iniciativa que venha a formar cidadãos com consciência de respeito ao meio ambiente. A horta, portanto, visa não apenas ensiná-los a produzir o alimento, mas também através desse mecanismo criar uma consciência coletiva da responsabilidade com o planeta”, enfatizou o presidente da Cooperativa.

Para o coordenador de responsabilidade socioambiental, Gilvan Araújo, o coral não é uma atividade simplesmente para cantar, mas também para dar noções de cidadania aos jovens das comunidades carentes. “Esse é o papel social da Unimed JP junto à sociedade, e a horta veio para complementar porque além do projeto social, representa um projeto ambiental”.

RESPONSABILIDADE

A proposta da horta comunitária é de que cada integrante fique responsável por aquilo que está cultivando, leve o produto colhido para casa e, principalmente, compartilhe e ensine as técnicas da horta comunitárias às pessoas de suas comunidades. Cada garrafa pet está identificada com o nome de um jovem.

A estudante Hortênsia Cibele, 19 anos, faz parte do Coral há quatro anos, e estava empolgada com a novidade. Ela considerou a atividade importante para ajudar as comunidades mais carentes a produzirem o próprio alimento em pequenos espaços e com materiais simples.“É importante para preservar o que nós temos, aprender e compartilhar com outros essa experiência tão grandiosa”, ressaltou a adolescente.

O projeto não traz nenhum custo para a Unimed JP. Todo o material usado na horta foi doado. O projeto vai beneficiar 69 integrantes do coral. São jovens e crianças das comunidades Padre Hildon bandeira e São Rafael que ficam próximas ao Hospital Alberto Urquiza Wanderley.

COMO MONTAR  UMA HORTA

- Encontre um espaço: pode ser uma praça, um quintal, um telhado;

- Converse com as pessoas: visite hortas que já existem e converse com quem já planta;

- Entenda: seja curioso, procure conhecer diferentes plantas e como elas interagem entre si;

- Use mapas: desenhe sua horta e imagine como gostaria que ela fosse.

- Mão na massa: chame um mutirão de gente que quer trabalhar, colocar a mão na terra e conhecer novas pessoas;

- Cuide da sua horta: ela precisará ser regada, receber atenção periódica e ser adubada e arejada a cada mês.

- Dê tempo ao tempo: entenda e interaja com sua horta. cada coisa terá o seu tempo para crescer;

- Escreva o que você fez: faça um blog, um diário de plantio ou anote em um caderno;

- Celebre a abundância: festeje suas conquistas com todos aqueles que apostaram no processo;

- Divirta-se: aproveite, experimente, seja ousado.