Notícias

Mais amor para as crianças no Hospital Alberto Urquiza Wanderley

Publicada em 26/07/2017 às 07h

Geovani, Clarissa e o pequeno Pedro: mais segurança e tranquilidade na hora do parto Geovani, Clarissa e o pequeno Pedro: mais segurança e tranquilidade na hora do parto

Pai e mãe sabem como é importante ter um hospital preparado para receber crianças. Pedro veio ao mundo em julho de 2017, mas desde a notícia de que nasceria, já foi cercado de cuidados, amor e carinho. Primeiro filho, primeiro neto, primeiro bisneto... Não há dúvidas que a família sempre quis o melhor para ele. Por isso, escolheu o Hospital Alberto Urquiza Wanderley, unidade própria da Unimed João Pessoa, para que Pedro viesse ao mundo.

E é por saber desse cuidado que os pais têm com os filhos, que o Alberto Urquiza trata cada criança com a mais importante. “O hospital me auxiliou desde a entrada para o parto até o momento da alta. A equipe cuidou de Pedro como eu cuidaria. Tivemos um apoio muito bom de todos os profissionais”, disse a mãe, Clarissa Maria Azevedo Rodrigues, que foi acompanhada pelo marido Geovani durante o parto.

Assim como o pequeno Pedro, todas as crianças que nascem no Hospital Alberto Urquiza Wanderley ou que precisam de atendimento na unidade hospitalar contam com uma estrutura de ponta, espaços ambientados para recebê-las, tratamento humanizado e profissionais especializados. Na Paraíba, o hospital é o único certificado com o selo de Acreditação com Excelência, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) para instituições que comprovam oferecer um atendimento seguro e de qualidade aos pacientes.

LAÇOS DE CARINHO E AFETO

O Espaço Maternar acolhe as mães que estão com seus bebês na UTI Neonatal e na Ucin

Referência em procedimentos de alta complexidade, o Hospital Alberto Urquiza Wanderley tem setores e serviços pensados especialmente para atender às crianças. Para os que ainda vão chegar ao mundo, as salas de parto são equipadas tanto para o parto natural quanto para a cesariana. Um dos diferenciais é que o pai pode acompanhar a mãe e o bebê, desde a preparação para o parto, durante o procedimento e na observação.

Além disso, os laços de carinho e afeto são estreitados ainda na sala de parto, quando o bebê é estimulado a mamar e a ter o contato pele a pele com a mãe. O alojamento conjunto também ajuda com que a família fique ainda mais entrosada. Os pais recebem orientações sobre o banho, amamentação e os cuidados quando chegar a casa.

Em casos especiais, quando a mãe e bebê necessitam de mais atenção, há a Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs). Já para recém-nascidos que precisam de um cuidado específico, mas não necessitam ficar na UTI, o hospital oferece a Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (Ucin). Para as mães com bebês nessas unidades, a instituição disponibiliza o Espaço Maternar, um lugar onde elas podem trocar experiências e receber orientação da equipe multiprofissional.

Outro serviço importante destinado às pacientes é o Disque Amamentação. Com um simples telefonema, as mães podem tirar dúvida sobre o assunto todos os dias da semana e a qualquer hora. São dois telefones à disposição: 2106-0393, para ligações das 7h às 19h, e 2106-0352, para ligações das 19h às 7h.

AÇÕES DE HUMANIZAÇÃO

Unidade de Oncologia: mais conforto  para as crianças em um espaço aconcheganteE os diferenciais não param por aí. As crianças maiores também têm atendimento especial. O hospital está equipado para cirurgias de alta e média complexidade para esse público. No Pronto Atendimento (PA), duas alas estão ambientadas para recebê-las com mais conforto e privacidade: uma para menores (até cinco anos) e outra para crianças maiores e adolescentes.

Na Unidade de Oncologia do Alberto Urquiza, as crianças também recebem um atendimento diferenciado. O ambiente perde as características tradicionais de um hospital para ganhar ares de um espaço aconchegante e bem familiar, transmitindo conforto e tranquilidade. A instituição reserva um lugar especial para a descontração: na brinquedoteca, elas podem interagir enquanto esperam pela consulta ou medicação.

Algumas iniciativas de humanização são promovidas para que o público infanto-juvenil se sinta bem durante a internação. Uma delas é o projeto Paciente Exemplar, em que as crianças são nomeadas príncipe ou princesa do hospital por tomar a medicação prescrita e se alimentar corretamente e também recebem um diploma por bom comportamento. Na UTI Neonatal e na Ucin, duas técnicas de humanização têm contribuído para diminuir o período de internação hospitalar dos recém-nascidos: a técnica da Redinha e a Musicoterapia.