Notícias

Médica cooperada destaca a importância da realização do teste do olhinho

Publicada em 04/03/2007 às 13h14

Ana Carla Montenegro, oftalmologista Ana Carla Montenegro, oftalmologista

O teste do olhinho é importante para a detecção de doenças que, se não forem diagnosticadas e tratadas a tempo, podem levar à perda da visão. Em alguns casos, o procedimento evita até mesmo a morte das crianças. As informações são da oftalmologista Ana Carla Montenegro Cahino, médica cooperada da Unimed JP.

 

Entre as doenças que podem ser identificadas com o teste do olhinho estão as cataratas congênitas, hemorragias, inflamações, infecções e retinopatia da prematuridade. Outras enfermidades diagnosticadas são os tumores intra-oculares, como o retinoblastoma, que apresenta uma taxa de mortalidade de cerca de 10%.

 

Segundo Ana Carla Montenegro, o teste do olhinho é simples, rápido, indolor e barato. Ele vem sendo adotado como procedimento de rotina nos primeiros dias de vida dos recém-nascidos. "O exame é realizado pelo próprio pediatra que assiste a criança na sala do parto. O teste serve de triagem para que os casos suspeitos sejam encaminhados ao oftalmologista", explicou Ana Carla.

 

A médica ressaltou que, apesar do teste do olhinho identificar várias doenças, algumas delas podem se desenvolver tardiamente. Por esse motivo, é recomendável que os pais fiquem sempre atentos para qualquer alteração no olho do filho. Em caso de suspeita, o oftalmologista deve ser procurado o mais breve possível para uma avaliação.

 

O tema está sendo abordado neste domingo (4) na Coluna Unimed Saúde, que é publicada nos jornais Correio da Paraíba, O Norte e Jornal da Paraíba. A versão on-line da Coluna é disponibilizada aqui no Portal Unimed JP. O texto também fica hospedado na seção "Consultório Médico" do Portal. Nos dois casos, o acesso é feito pela página inicial.