Notícias

Médica que fez relação entre zika e microcefalia participa de palestra em JP

Publicada em 01/12/2016 às 14h

Grávidas devem tomar cuidados para evitar contrair zika vírus: prevenir é o remédio Grávidas devem tomar cuidados para evitar contrair zika vírus: prevenir é o remédio

Zika vírus: o que sabemos até o momento? Desde que a epidemia da doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, se espalhou pelo país, muitas perguntas ainda estão sem respostas. E esse será um dos temas abordados durante a Jornada da Mulher, que ocorrerá nos próximos dias 9 e 10, em João Pessoa. O evento que estava previsto para iniciar na quinta-feira (8), teve sua programação toda transferida para a sexta, das 8h às 18h, e para o sábado, das 8h30  às 12h30, devido a agenda de alguns convidados. A Jornada será realizada no auditório do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB).

E para falar sobre o zika vírus, a organização do evento convidou a médica Adriana Melo, pesquisadora que identificou a relação entre a doença e as malformações cerebrais. Ela trabalha há 16 anos no setor de medicina fetal da maternidade do Isea, em Campina Grande, e entre outubro e novembro do ano passado, compartilhou a angústia de duas pacientes grávidas de bebês que nasceriam com microcefalia. A apresentação da médica está confirmada para a tarde da sexta-feira (9).

ATUALIZAÇÃO

Organizada pela Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia da Paraíba (Sogopa), com apoio da Unimed João Pessoa, a Jornada da Mulher é um evento multiprofissional, que visa discutir com excelência e qualidade científica, os principais assuntos relacionados à saúde da mulher. Durante três dias, médicos, residentes, estudantes e outros profissionais de saúde vão compartilhar experiências e se atualizar com renomados especialistas.

Entre os convidados, destacam-se as presenças de Marcelo Zugaib (Professor Titular de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), Jorge Rezende Filho (Professor Titular de Obstetrícia da Faculdade de Medicina da UFRJ e autor do Livro "Rezende Obstetrícia"), César Eduardo Fernandes (Professor de Ginecologia da FMABC - Faculdade de Medicina do ABC, Santo André-SP) e Aline Albuquerque (Professora da Pós-Graduação em Bioética da UnB e advogada da União).

A jornada contará com mesas-redondas, palestras e oficinas. Trabalhos científicos também serão apresentados pelos participantes. " Será, seguramente, um grande evento na área de saúde da mulher em nosso estado", disse o ginecologista Roberto Magliano de Morais, presidente da Sogopa.

LANÇAMENTOS

Na programação do evento consta, ainda, o lançamento de livros: o Manual de Obstetrícia da Unimed João Pessoa, para implementar protocolos que possam ser seguidos pela especialidade, e a nova edição do livro Rezende Obstetrícia, do médico Jorge Rezende Filho. 

Os interessados ainda podem se inscrever pelo portal do evento (www.jornadadamulher.org), onde também consta toda a programação. Para obter mais informações, basta ligar para os telefones 9-9605-4682 e 9-8775-0490 (Whatsapp).