Notícias

Mobilização nesta sexta-feira alerta população sobre males do tabagismo

Publicada em 30/01/2015 às 07h

Logomarca da campanha da Lei Antifumo será pintada usando a arte do grafite Logomarca da campanha da Lei Antifumo será pintada usando a arte do grafite

Diversas atividades serão realizadas nesta sexta-feira (30) na Praça Vidal de Negreiros, o Ponto de Cem Réis, no Centro de João Pessoa, para divulgar a lei federal 12.546, a Lei Antifumo. A Unimed JP, através do Setor de Promoção da Saúde, também realizará a ação na sede administrativa.

Organizada pelo Comitê de Controle do Tabagismo da Associação Médica da Paraíba (AMPB), a mobilização tem a finalidade de divulgar as novas regras que devem ser seguidas pelos fumantes e chamar a atenção da população para os males que o tabagismo causa à saúde.

A Lei Antifumo foi sancionada em dezembro do ano passado. Ela proíbe o uso de cigarros em recintos fechados ou parcialmente fechados, públicos ou privados, em todo o território nacional. As normas se sobrepõem às legislações estaduais e municipais que tratam do assunto.

A programação no Ponto de Cem Réis começará às 8h e se estenderá até o meio-dia. Ela inclui avaliação da capacidade respiratória, aplicação do teste de fagerstroöm com fumantes (método de avaliação de dependência de nicotina), distribuição de material educativo contendo informações sobre os maléficos do cigarro à saúde e até apresentação de um grupo de xaxado.

A atividade principal, no entanto, será a pintura da logomarca da campanha, que foi inspirada na Bandeira Nacional, em duas telas, utilizando a arte do grafite. Elas serão, posteriormente, expostas na sede da Unimed João Pessoa e na Secretaria da Saúde do Estado.

Na quinta-feira (29) à tarde, o grafiteiro fez a pintura da logomarca no muro da Secretaria Municipal de Saúde e no Terminal Rodoviário de Integração, no Varadouro. A ação chamou a atenção das pessoas que passaram por esses locais.

As atividades do Comitê de Controle do Tabagismo da AMPB, que é formada por várias instituições, a exemplo da Unimed JP, integram uma campanha nacional que está sendo realizada pela ONG Aliança de Controle do Tabagismo e Saúde (ACT) para divulgar a Lei Antifumo.