Notícias

Mudança de hábitos contribui para melhorar a saúde do homem

Publicada em 07/11/2017 às 09h

Manter um estilo de vida saudável é fundamental para desfrutar de dias tranquilos: bons hábitos Manter um estilo de vida saudável é fundamental para desfrutar de dias tranquilos: bons hábitos

Estar vigilante em relação à saúde e manter um estilo de vida saudável são fundamentais para desfrutar de dias mais tranquilos e prevenir doenças e complicações. O alerta é ainda mais importante para os homens, que na maioria das vezes, são mais resistentes a procurar cuidados médicos e a realizar atitudes preventivas do que as mulheres.

Cuidar da saúde contribui para prevenir o aparecimento de doenças e complicações, algumas silenciosas e sem sintomas aparentes. Conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca), já está comprovado que algumas atitudes incorporadas ao dia a dia ajudam a reduzir o risco de diversas doenças crônicas não-transmissíveis como diabetes e as doenças cardiovasculares (hipertensão, derrame, infarto de miocárdio).

CUIDE-SE MAIS

Começar uma atividade física, alimentar-se adequadamente, dormir melhor e usar menos internet e celular são atitudes simples, que podem contribuir para a melhora da saúde e qualidade de vida. Essas são algumas dicas da campanha Mude1Hábito – um movimento nacional do Sistema Unimed para o incentivo de hábitos saudáveis para toda a população. O objetivo é mostrar que as pessoas podem mudar algum hábito e viver com mais saúde.

SIGA AS DICAS

Correr e praticar esportes estão entre as atividades que devem ser realizadas regularmenteVeja mais dicas abaixo para melhorar a saúde do homem. Entre as principais medidas estão:

  • Praticar, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física de três a cinco vezes por semana
  • Prezar por uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal. Essa atitude ajuda a manter o peso adequado, evitando o sobrepeso.
  • Durante as relações sexuais usar sempre camisinha, para prevenir doenças sexualmente transmissíveis, entre elas aids, sífilis e gonorreia.
  • Ingerir alimentos ricos em cálcio diariamente e ficar exposto ao sol todos os dias, de 10 a 15 minutos, antes das 10h e após às 16h, para fixar e ativar a vitamina D, responsável pela absorção do cálcio no organismo.
  • Aferir a pressão arterial regularmente (no mínimo, uma vez por ano).
  • Procurar um urologista anualmente para realizar os exames preventivos: homens a partir dos 50 anos de idade (ou 45, se houver casos de câncer de próstata na família).
  • Evitar a ingestão excessiva de álcool e não fumar.

Com informações da Unimed do Brasil

.
   
   
   
   
   
   
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   
  D