Unimed João Pessoa

Notícias

Índice de Massa Corporal indica se o peso está adequado à altura; entenda

A- A+
Publicada em 03/10/2017 às 10h00
Procure subir na balança ao menos uma vez por mês e sempre no mesmo horário: parâmetrosProcure subir na balança ao menos uma vez por mês e sempre no mesmo horário: parâmetros

O Índice de Massa Corporal (IMC) é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um padrão internacional que avalia se as pessoas, entre 20 e 59 anos, estão com peso ideal ou em excesso, em relação a sua altura. No entanto, o IMC é apenas um passo para acompanhar a saúde do seu corpo.

Veja como controlar o peso e evitar o risco de doenças relacionadas à obesidade e a má alimentação. Somente o médico poderá dar mais informações sobre todos os aspectos da saúde, tais como percentual de peso e bioimpedância, exame que analisa o peso da massa magra, gordura e percentual de hidratação.

O peso corporal é composto por massa gorda (gordura) e massa magra (órgãos, músculos, sangue e demais líquidos). A gordura acumulada, quando em níveis ideais, é importante, por exemplo, para proteger do frio e isolar os órgãos de possíveis impactos. Já quando ela está em excesso, pode resultar em problemas de saúde como diabetes, hipertensão arterial, colesterol alto e doenças cardíacas.

O IMC é apenas um passo para acompanhar a saúde do seu corpo. Veja abaixo como controlar o peso e evitar o risco de doenças relacionadas à obesidade e a má alimentação.

 

MONITORE O PESO

Procure subir na balança ao menos uma vez por mês e sempre no mesmo horário. Assim, você terá parâmetros para dizer que está ganhando ou perdendo peso com frequência.

 

PRATIQUE ATIVIDADE FÍSICA

O sedentarismo é prejudicial não apenas para o corpo. Além de ser fator de risco para doenças cardiovasculares, deixar de se exercitar pode desencadear problemas como estresse e depressão.

 

USE SEMPRE A MESMA BALANÇA

Diferentes aparelhos podem apresentar diferentes resultados, por isso escolha uma única balança para fazer todas as suas medições e verifique se ela está devidamente calibrada.

 

FAÇA REFEIÇÕES SAUDÁVEIS

Priorize alimentos frescos e naturais aos embutidos, processos e ultraprocessados. Quanto mais colorido for o seu prato, mais saudável será a sua alimentação.

 

CONSULTE O MÉDICO REGULARMENTE

Na sua próxima consulta, leve suas medições e peça para o seu médico avaliar por completo como está a sua saúde.

 

COMO CALCULAR O IMC

O cálculo do Índice de Massa Corporal é feito a partir do peso (em kg) dividido pela altura (em metros) ao quadrado.


 

Calcule o seu IMC

 

RESULTADO

  • Abaixo do peso: IMC abaixo de 18,5
  • Peso normal: IMC entre 18,5 e 25
  • Sobrepeso: IMC entre 25 e 30
  • Obesidade: IMC acima de 30

Com informações da Unimed do Brasil