Notícias

Nutricionista dá dicas para não sair da dieta neste final de ano; confira

Publicada em 23/12/2016 às 13h

A palavra-chave é sempre: moderação! Não abusar dos alimentos nem das quantidades A palavra-chave é sempre: moderação! Não abusar dos alimentos nem das quantidades

O grande desafio das festas de final de ano é se manter firme na dieta. O que todo mundo que saber é o seguinte: como se confraternizar, participar dos "comes e bebes" e manter a dieta? A nutricionista do Espaço Viver Melhor, Paula Bacalhau, dá dicas de como conseguir passar pela festas sem "enfiar o pé na jaca".

A maioria dos pratos típicos das festividades de final de ano leva muitos ingredientes que contêm teor elevado de gordura, sódio e açúcares simples. Além disso, as ceias geralmente são servidas em horários mais avançados. Por isso, se você não quer sair completamente da dieta, poderá seguir os conselhos da nutricionista.

"Faça uma refeição leve antes de sair de casa, o que favorecerá um melhor autocontrole diante da diversidade de alimentos e petiscos. Evite o consumo de refrigerantes e bebidas alcoólicas, preferindo água ou sucos. Se mesmo assim, optar por bebida alcoólica, lembrar-se de consumir água a fim de evitar desidratação e as suas conseqüências", orientou.

PREPARAÇÃO DOS PRATOS

Se você é quem vai preparar os pratos da ceia, poderá substituir alguns ingredientes por outros mais saudáveis. "Você pode usar iogurte natural desnatado no lugar da maionese para fazer o salpicão ou optar por arroz integral. No arroz, se a lentilha for adicionada, vai aumentar o valor nutricional. As saladas de vegetais crus podem ser servidas em abundância, podendo acrescentar algumas frutas cítricas para dar uma refrescância", recomendou.

Paula disse ainda que as pessoas devem evitar frituras e preparos com muito molho. "Na hora das sobremesas, o melhor é optar por uma à base de frutas, usando menos açúcares e cremes", disse.

Portanto, nesse fim de ano, a palavra-chave é sempre: moderação! As pessoas não devem abusar dos alimentos nem das quantidades. E mais: além de tomar cuidado com a quantidade, o ideal é consumi-las os alimentos na versão sem sal.