Notícias

O perigo que se esconde por trás da maquiagem

Publicada em 21/01/2015 às 15h

Os danos de uma maquiagem mal conservada podem ser bem incômodos Os danos de uma maquiagem mal conservada podem ser bem incômodos

Faz parte do arsenal de truques de toda mulher usar a maquiagem. Algumas usam mais, outras usam menos e tem quem não saia de casa sem um item especial. Para algumas é o rímel, para outras o batom. O certo é que a maquiagem é companheira de quase todas as mulheres, pois realça a beleza e disfarça imperfeições. Mas atenção, para usar uma maquiagem é preciso ter a segurança que ela está dentro do prazo de validade e que tem qualidade assegurada, pois se não estiver, pode causar de pequenas irritações na pele até conjuntivite.

Quando a maquiagem é usada de maneira errada, tem origem de fabricação duvidosa ou quando está vencida, podem acontecer reações como vermelhidão na pele, descamação, queimaduras e conjuntivite.

Se a sua maquiagem apresentar alteração no cheiro ou na textura, pode apresentar um perigo real à sua pele, pois a fórmula pode ter alterado depois do vencimento da validade. O menor dos problemas de usar maquiagem fora da validade é prejudicar o look, que pode ficar quebradiço, mas os problemas com a saúde são maiores.

Cuidados para quem vai usar maquiagem

  • Só compre maquiagens tendo registro na Anvisa, que pode ser verificado na embalagem.
  • Procure maquiagens de marcas boas e reconhecidas. Maquiagens duvidosas podem ser feitas com pigmentos de qualidade inferior e contaminados com metais pesados que façam mal à saúde, além de conservantes que podem causar alergia. 
  • Nunca durma com maquiagens sobre a pele. Embora você possa estar cansada e com preguiça de higienizar a pele depois de uma noite de baladas, dormir com maquiagem é um verdadeiro crime contra sua pele. 
  • Prefira as maquiagens adequadas e indicadas para seu tipo de pele.

Dicas

  • Pele irritada? Faça compressa com chá de camomila.
  • O produto mudou de cheiro, consistência ou cor? Hora de ser jogado fora
  • Pó compacto craquelado, lápis ressecado, produtos líquidos com diferença de consistência não devem mais ser usados
  • Armazene os produtos de beleza sempre longe do sol e da umidade. Não guarde maquiagem no banheiro
  • Pinceis e esponjas devem ser higienizados periodicamente
  • Coloque etiquetas com as datas de validade em cada um dos produtos, pois as vezes essa data está em embalagens que são jogadas fora logo no primeiro uso

Atenção redobrada com os olhos

O grande problema de qualquer substância que entre em contato com a conjuntiva - membrana extremamente vascularizada que reveste a superfície ocular - é que ela irá ser absorvida e cairá diretamente na circulação sanguínea. Caso a maquiagem esteja vencida ou contaminada pelo uso prolongado e de exposição ao ar por muitos anos, com certeza, podemos concluir que se tocarem a conjuntiva podem causar incômodo e até mesmo infecção.