Notícias

O que o Hospital Alberto Urquiza faz para a segurança dos pacientes

Publicada em 16/10/2017 às 07h

Hospital Alberto Urquiza Wanderley: ações feitas com foco no perfil de alta complexidade Hospital Alberto Urquiza Wanderley: ações feitas com foco no perfil de alta complexidade

Ao escolher um hospital para um tratamento, as pessoas devem levar em conta diversos fatores. Um dos mais importantes é saber se a unidade de saúde prima pela segurança na assistência. E o Hospital Alberto Urquiza Wanderley - unidade própria da Unimed João Pessoa, referência em alta complexidade - desenvolve uma série de ações para garantir essa segurança e a qualidade no atendimento.

Desde a entrada do paciente no hospital até o momento da alta, são seguidos protocolos e normas de segurança, instituídos pelo Ministério da Saúde, para eliminar qualquer risco que possam causar danos no momento da assistência.

SEMPRE BEM ATENDIDO

E os pacientes sentem essa segurança. O aposentado Francisco Frade, 76 anos, é um exemplo. Em agosto deste ano, ele precisou fazer dois procedimentos cardíacos: um cateterismo e a colocação de um stent. “Fui muito bem atendido. Sabia que se fosse para o hospital da Unimed João Pessoa, o tratamento seria bom”, disse.

O aposentado, que precisou ficar dois meses em uma UTI, destacou a confiança e a segurança nos profissionais e na estrutura física do hospital. “Sempre sou atendido pelos melhores médicos, pela melhor equipe, todos os equipamentos são novos. Há um cuidado com a gente. Esse é o melhor hospital para procurar”, ressaltou.

 

PROTOCOLOS SEGUIDOS

 

Hospital segue normas e práticas mais recomendadas para a segurança do pacientePara garantir que todo atendimento seja seguro, o hospital cumpre os seguintes protocolos de segurança: identificação segura do paciente, adoção da prevenção de úlcera por pressão, segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos, cirurgia segura, prática de higiene das mãos em serviços de saúde e prevenção de quedas.

“A nossa missão é prestar uma assistência de qualidade, garantindo a todos os pacientes a segurança que necessitam durante seu tratamento. Por isso, investimos na capacitação profissional, em equipamentos modernos e na humanização de toda equipe”, disse a gestora clínica dos Serviços Hospitalares da Unimed JP, Alexandrina Lopes.

No Alberto Urquiza, o paciente tem a garantia de uma equipe médica e multiprofissional capacitada e experiente, que passa por constantes capacitações. As instalações físicas e os equipamentos são de ponta. O centro cirúrgico é equipado para realizar procedimentos de alta complexidade, como transplante de fígado. Além disso, os pacientes contam com seis unidades de tratamento intensivo.

SERVIÇOS APRIMORADOS

PEP dá mais segurança para médicos, equipe multiprofissional e pacientes: benefícios Outra medida adotada para reforçar a segurança e facilitar o atendimento médico, foi a implantação do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), um sistema que permite que todos os dados do paciente - solicitação, resultado de exames ou medicamentos administrados - sejam acessados pelos profissionais de saúde. Isso ajuda o profissional de saúde a tomar as medidas mais assertivas para o tratamento.

Desde 2013, quando o Ministério da Saúde instituiu a criação do Núcleo de Segurança do Paciente, o Hospital Alberto Urquiza passou a contar com este setor. No entanto, desde 2010, a unidade hospitalar já era certificada por desenvolver ações voltadas para a segurança do paciente.

RECONHECIMENTO

 

Por ter todo esse cuidado com o paciente, o Hospital Alberto Urquiza é reconhecido por instituições sérias. Ele é o único na Paraíba - e um dos poucos no país - a ter o selo de Acreditação com Excelência, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) às instituições de saúde que garantem qualidade no atendimento prestado, com a padronização dos processos assistenciais e a cultura voltada para a segurança do paciente.

Também possui o selo Integrante do Programa Brasileiro de Segurança do Paciente (PBSP), por realizar as melhores práticas para prevenção de infecções. Apenas 180 hospitais em todo o país contam com esta certificação, que é reconhecida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG) como entidade gestora.