Notícias

O que você faz com cascas, sementes e talos de frutas? Veja algumas dicas

Publicada em 27/07/2017 às 07h

O reaproveitamento ajuda na economia doméstica, na sustentabilidade do planeta e na saúde da família O reaproveitamento ajuda na economia doméstica, na sustentabilidade do planeta e na saúde da família

O aproveitamento integral dos alimentos é um assunto que tem estado cada vez mais em pauta. Basicamente, três são os motivos pelos quais é preciso repensar o ato de jogar no lixo as partes não convencionais dos alimentos: composição nutricional, economia doméstica e ampliar as possibilidades de receitas.

 

O primeiro motivo diz respeito à composição nutricional, pois segundo o Ministério da Saúde, as cascas, sementes, folhas e talos são ricos em vitaminas e fibras, em alguns casos, inclusive, contêm 40 vezes mais nutrientes do que a própria fruta, verdura ou legume. 

 

 O segundo motivo para pensar em formas de aproveitar integralmente os alimentos envolve economia doméstica e sustentabilidade, pois impacta diretamente na redução do desperdício. Partes que até então eram descartadas, passam a ser peças-chave na produção de um prato.

 

Além disso, outra razão para utilizar as cascas, sementes, folhas e talos se deve ao fato de ampliar as opções de receitas, diversificando o cardápio do dia a dia. 

 

 IDEIAS DE USO 

 

Talos: podem ser aproveitados picados ou triturados para utilização em massa de bolos, pães, panquecas, ensopados, molhos, omeletes. 

Cascas: cascas de laranja, tangerina e maracujá costumam ser usadas para preparar geleias. As de maçã e mamão podem ser acrescentadas às vitaminas de frutas. Também é possível preparar chás com a casca de abacaxi, maçã, melancia e laranja. 

Sementes: quando torradas e moídas podem ser misturadas à farinha no preparo de bolos, pães e biscoitos. 

 

Com informações da Unimed do Brasil