Notícias

Oficina de Nutrição no Viver Melhor ensinará como fazer saladas

Publicada em 29/10/2014 às 07h

Molhos caseiros podem ser utilizados para deixar salada mais saborosa e saudável Molhos caseiros podem ser utilizados para deixar salada mais saborosa e saudável

Muitas pessoas têm o hábito de adicionar molhos para tornar a salada mais atrativa. A questão é que a maior parte dos molhos industrializados contém gorduras e sódio, aumentando muito o valor calórico do cardápio. O alerta é da nutricionista do Grupo de Educação em Saúde em Diabetes da Unimed João Pessoa, Regina Monteiro.

Segundo a profissional, esse problema é facilmente resolvido. Para isso, a pessoa pode substituir o molho industrial por um caseiro, utilizando azeite, iogurte desnatado, ou ervas e deixando a salada saborosa e principalmente saudável. "Você pode variar todos os dias e dar o seu toque especial usando os ingredientes que mais gosta", afirma.

A nutricionista faz uma alerta para a hora do preparo. "Um dos pontos mais importantes na hora de começar a preparar a salada é a higienização dos alimentos, utilizando o hipoclorito de sódio. Já que os alimentos não vão passar pelo processo de fervura, é importante que eles sejam bem higienizados. Só o vinagre ou detergente não servem para garantir que o alimento está livre de micro-organismo que farão mal ao homem. O importante é lavar com hipoclorito de sódio", alerta.

OFICINA

A nutricionista Regina Monteiro realizará  nesta quinta-feira (30) uma oficina para ensinar os clientes da Unimed João Pessoa, que já participaram do Grupo de Educação em Diabetes (GES em Diabetes), como preparar saladas. A atividade será realizada no Viver Melhor - Espaço de Saúde e Bem-Estar, no Bairro dos Estados.

Durante a oficina, que será realizada na Cozinha Experimental do Viver Melhor, a nutricionista vai mostrar como compor as saladas, como higienizar os alimentos e como a pessoa pode preparar saladas para armazenar e consumir durante toda a semana.

O Grupo de Educação em Saúde em Diabetes é umas das iniciativas do Setor de Promoção da Saúde da Unimed João Pessoa. Por meio de reuniões com uma equipe interdisciplinar, clientes aprendem como controlar o diabetes e ter uma vida mais saudável.

A iniciativa não tem custo algum e qualquer cliente pode participar. Para se inscrever, os clientes devem ligar para telefones 3506-8600 e 3506-8700, enviar e-mail para [email protected], ou pela internet no canal do Viver Melhor (clique aqui). As atividades são realizadas no Viver Melhor-Espaço de Saúde e Bem-Estar, que fica na Avenida Piauí, 445, no Bairro dos Estados. Quem preferir pode se inscrever pessoalmente no Espaço.