Notícias

Oficina de Papinhas ajuda mães e pais a entender a nutrição do bebê

Publicada em 22/02/2018 às 07h

Alimentos pastosos, feitos com frutas e legumes, são os indicados na introdução alimentar Alimentos pastosos, feitos com frutas e legumes, são os indicados na introdução alimentar

Até os seis meses de vida o único alimento que a criança precisa é o leite materno. E mães e pais são preparados durante toda a gestação para oferecer esse alimento ao seu bebê. Mas, e depois dos seis meses? Junto com a introdução alimentar podem surgir várias dúvidas. Por isso, a Unimed João Pessoa está oferecendo a Oficina de Papinhas: introdução a alimentação complementar.

A nutricionista Paula Bacalhau - do Viver Melhor, inciativa da Unimed João Pessoa para a promoção da saúde e qualidade de vida – explica que a Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde, orientam que o tempo ideal para alimentar a criança exclusivamente com leite materno é até o 6º mês de vida. “A partir de então, deve-se iniciar a introdução da alimentação complementar, sendo oferecidos inicialmente alimentos em forma de papinhas (legumes ou frutas amassadas e aumentar gradativamente a sua consistência) ”, argumentou.

A alimentação complementar para o bebê é importante para suprir as necessidades nutricionais e fisiológicas para o adequado desenvolvimento.  Neste processo, não há necessariamente determinadas frutas ou legumes que sejam os mais indicados. Quanto maior a variedade, melhor. O importante, é que quanto mais natural seja essa alimentação, melhor para a criança. “Alimentos industrializados, em geral, possuem aditivos químicos diversos com o objetivo de dar sabor, cor, textura, aumentar o tempo validade”, alertou.

NA PRÁTICA

E para as clientes gestantes ou com bebês pequenos que desejam tirar todas as dúvidas sobre a forma de iniciar a alimentação complementar, a partir do 6º mês de vida, está sendo oferecida a Oficina de Papinhas: introdução a alimentação complementar. A próxima edição será no dia 26 de fevereiro.

As inscrições ainda estão abertas até o dia 22 e podem ser feitas no Portal da Unimed JP, por telefone (3506-8600 e 3506-8700) ou presencialmente, no Espaço Viver Melhor (Avenida Piauí, nº 445, Bairro dos Estados).

Para manter a comodidade das clientes no espaço reservado para esta oficina, não é possível a participação de acompanhante. Mães que não tenham com quem deixar os bebês podem levar um acompanhante, que ficará na recepção com a criança.

DÚVIDAS FREQUENTES

Porque iniciar a introdução alimentar?

A partir dos seis meses de vida o organismo da criança já está preparado para receber alimentos diferentes do leite materno, os chamados complementares. Nessa fase, os especialistas recomendam diversificar a dieta da criança sem excluir, porém, o leite da mãe.

Como deve ser esse alimento?

A introdução dos alimentos deve ser iniciada já na consistência pastosa, aumentando gradativamente a fim de estimular a evolução da mastigação do bebê.

Sucos são indicados?

Nessa fase, os sucos não são prioridades na nova dieta e, sim, frutas e legumes amassados, para estimular a mastigação.

E, se a criança rejeitar os novos alimentos?

A dica é insistir, mas, é claro, com muito amor. Nada de forçar! Respeitar o paladar da criança, suas preferências, sem deixar de oferecer alimentos diferentes.

Como deve ser a preparação desses alimentos?

As frutas e vegetais oferecidos devem ser bem higienizados com água corrente e hipoclorito de sódio. Os utensílios e as superfícies para a preparação dos alimentos também devem ser bem lavados. Isso evita problemas como intoxicação alimentar nos bebês.