Notícias

Oficina vai ensinar como alimentar o bebê após a volta ao trabalho

Publicada em 14/02/2017 às 10h

Mães devem se preparar para voltar a trabalhar: alimentação do bebê é importante Mães devem se preparar para voltar a trabalhar: alimentação do bebê é importante

A licença-maternidade acabou e é hora de voltar ao trabalho. O que fazer para continuar amamentando o seu bebê? Na maioria das vezes, as mães se sentem inseguras e com sentimento de culpa quando têm que retomar a carreira, principalmente em relação à alimentação da criança.

As dúvidas são muitas. Como vou alimentar meu bebê? Posso guardar o leite materno? Como fazer para acondicioná-lo?. Para se ter uma ideia, uma pesquisa do Ministério da Saúde mostrou que 34% das mães que trabalham deixaram de amamentar os filhos de menos de um ano.

Pensando nesse momento delicado, a Unimed João Pessoa vai promover uma Oficina de Acondicionamento de Leite Materno, com orientações de especialistas sobre como dar continuidade à amamentação após o fim da licença-maternidade. A atividade, organizada pelo Grupo Mãe e Bebê, uma das iniciativas do Setor de Promoção da Saúde da Cooperativa, será realizada no dia 21, das 14h às 17h, no Espaço Viver Melhor, no Bairro dos Estados.

As inscrições são gratuitas e seguem abertas. Podem ser feitas pelo Portal da Unimed JP, por telefone (3506-8600 e 3506-8700) ou presencialmente no próprio Viver Melhor (Avenida Piauí, nº 445). As vagas são limitadas e exclusivas para as clientes grávidas ou gestantes que estejam amamentando.

TÉCNICAS

Durante a oficina, a equipe do Grupo Mãe e Bebê, vai ensinar as técnicas certas de como retirar o leite da mama por expressão manual ou mecânica e, em seguida, acondicioná-lo e armazená-lo de forma segura e higiênica para dar ao bebê no período em que a mulher estiver no trabalho. Todo o passo a passo é abordado: como extrair, guardar com segurança, conservar, transportar e utilizar o leite.

A programação tem o papel, ainda, de desmistificar os mitos e tabus que envolvem o período da amamentação; destacar a importância do apoio emocional para minimizar o nível de ansiedade que, de fato, dificulta a descida do leite; e de orientar as mulheres a respeito dos direitos enquanto trabalhadoras que amamentam.