Notícias

Paciente que recebeu transplante de fígado tem alta hospitalar

Publicada em 24/10/2016 às 11h14

Sucesso do transplante foi divulgado em coletiva de imprensa Sucesso do transplante foi divulgado em coletiva de imprensa

O agricultor J.R.S., de 31 anos recebeu alta neste domingo, dia 23. O paciente havia sido submetido a um transplante de fígado no início do mês, no Hospital Alberto Urquiza Wanderley. Agora, ele vai receber acompanhamento mensal, procedimento indicado para este tipo de cirurgia. 

O paciente era o primeiro da lista de transplante e tinha Colangite Esclerosante, uma doença rara que fecha os canais do fígado. Como consequência, o fluxo sanguíneo é bloqueado e a bile deixa de ser drenada, ocasionando icterícia. No dia 2 de outubro ele recebeu um novo órgão, coletado de um rapaz de 19 anos, vítima de arma de fogo.

O transplante de fígado é um dos mais complexos procedimentos a que uma pessoa pode ser submetida. A cirurgia de J.R.S. teve duração de seis horas e contou com uma equipe de 15 profissionais, chefiados pelo cirurgião do aparelho digestivo Cássio Virgílio Cavalcante de Oliveira.

ESTRUTURA

Referência em procedimentos de alta complexidade, o Hospital Alberto Urquiza Wanderley é o único da Paraíba habilitado junto ao Ministério da Saúde para realização de transplantes de fígado. O primeiro procedimento ocorreu no dia 8 de junho de 2004 e entrou para a história da medicina paraibana pelo pioneirismo.

O Hospital Alberto Urquiza Wanderley dispõe, em sua estrutura, de um moderno centro cirúrgico, um completo Centro de Terapia Intensiva com seis UTIs, Centro de Diagnóstico por Imagem, entre outros serviços essenciais à realização de procedimentos de alta complexidade.

Na equipe médica, estão alguns dos maiores especialistas do Estado e a equipe assistencial é altamente capacitada. Além disso, os investimentos na melhoria dos serviços são permanentes. Prova disso é que o Alberto Urquiza é o único hospital da Paraíba com Acreditação Plena Nìvel 2, um certificado de qualidade da rede hospitalar.