Notícias

Pacientes ganham apresentação musical na Unidade de Oncologia

Publicada em 22/03/2018 às 07h

Pacientes passaram por uma experiência diferente na última segunda: acolhimento e boa música Pacientes passaram por uma experiência diferente na última segunda: acolhimento e boa música

Quem não gosta de escutar uma boa música para relaxar? Pensando nos benefícios que a música pode trazer para os pacientes, a Unidade de Oncologia da Unimed João Pessoa deu início a um novo projeto: o Cuidando e Humanizando.

Agora, três vezes por semana, os pacientes que estiverem tomando medicação na unidade vão assistir a uma apresentação musical. A ideia é oferecer uma experiência diferente, uma vez que a música proporciona paz, alegria e deixa a todos encantados.

O projeto Cuidando e Humanizando começou no dia 19 deste mês. O próprio psicólogo do setor, Jonathas Martins, cantou e tocou violão, proporcionando um momento de acolhimento e boa música para quem estava em tratamento e para a equipe multiprofissional. Os pacientes se surpreenderam e ficaram bastante empolgados com a iniciativa.

As apresentações musicais serão realizadas às segundas, quartas e sextas, sempre à tarde, no horário do lanche oferecido aos pacientes. Antes de iniciar o evento, todos que estão em tratamento são sondados para saber se gostam de música e, em seguida, convidados para assistir ao espetáculo.

DOSES DE AMOR

Nada de baixo-astral. As músicas escolhidas são muito animadas. “Música relaxa, e como não é comum em um ambiente hospitalar, já gera uma expectativa boa entre os pacientes”, disse a coordenadora médica da unidade, a oncopediatra Andréa Gadelha.

A interação que ocorre entre os pacientes e os colaboradores na hora da música torna o ambiente ainda mais humanizado. “Isso vai repercutir no emocional, tira o foco da doença e o paciente fica mais tranquilo, sem pensar nos efeitos colaterais da medicação. É menos estresse e mais qualidade de vida. Estamos proporcionando infusão de amor”, afirmou a médica.

A ação integra as iniciativas voltadas para o cuidado e o acolhimento com que a Unimed João Pessoa trata pacientes, colaboradores e cooperados, buscando sempre o bem-estar de todos.

SOBRE A UNIDADE

A Unidade de Oncologia é o serviço de referência da rede própria da Unimed João Pessoa para tratamento oncológico de crianças e adultos, que funciona no 3º andar do Hospital Alberto Urquiza Wanderley.

O serviço possui equipamentos de ponta, medicação de qualidade, uma equipe multiprofissional experiente e uma estrutura aconchegante e humanizada. A estrutura física inclui 16 leitos (todos ambientados de forma a lembrar o conforto e o aconchego de um lar), quatro consultórios e brinquedoteca.

O atendimento na Unidade de Oncologia é com hora marcada: de segunda a sexta, das 13h às 19h. O agendamento para marcação de consultas, administração de medicação e informações pode ser feito de segunda a sexta, das 9h às 19h, pelo telefone 2106-8660.