Notícias

Paraíba terá semana para alertar sobre câncer do aparelho digestivo

Publicada em 29/12/2017 às 11h

Gláucio Nóbrega, gastroenterologista e assessor de Desenvolvimento Humano da Unimed JP Gláucio Nóbrega, gastroenterologista e assessor de Desenvolvimento Humano da Unimed JP

A Paraíba passará a contar, a partir deste ano, com a Semana Estadual de Conscientização e Orientação do Câncer do Aparelho Digestivo, que ocorrerá sempre na última semana de setembro. Nesse período, serão realizadas diversas ações como palestras, seminários e campanhas educativas pelo poder público em parceria com instituições.

O objetivo é esclarecer a sociedade sobre os cânceres no esôfago, estômago, cólon e reto e seus sintomas, e também qualificar os profissionais de saúde para ações de prevenção e tratamento.

A semana foi instituída pela Lei estadual Nº 11.060, de 27 de dezembro de 2017. A criação foi proposta pelo gastroenterologista Gláucio Nóbrega, médico cooperado e assessor de Desenvolvimento Humano da Unimed João Pessoa.

Ela foi apresentada na Assembleia Legislativa da Paraíba pelo deputado estadual Nabor Wanderley, sendo aprovada por unanimidade. A lei foi sancionada na íntegra pelo governador Ricardo Coutinho.

A iniciativa para criação da semana teve o apoio da Unimed João Pessoa, da Sociedade de Gastroenterologia da Paraíba, da Sociedade de Endoscopia da Paraíba e do Colégio Brasileiro de Cirurgiões – Capítulo da Paraíba.