Notícias

Perdeu o programa Papo Saúde? Assista a entrevista sobre diabetes

Publicada em 08/11/2017 às 07h

Endocrinologista Fabyan Esberard deu dicas durante o programa e fez alguns alertas Endocrinologista Fabyan Esberard deu dicas durante o programa e fez alguns alertas

Deixar o sedentarismo de lado e se alimentar com qualidade, evitando carboidratos e gorduras. É a orientação do endocrinologista Fabyan Esberard, médico cooperado da Unimed João Pessoa, para evitar os problemas decorrentes do diabetes.

Essas e muitas outras recomendações sobre a doença foram repassadas pelo especialista no programa Papo Saúde, transmitido ao vivo pelo Facebook da Cooperativa, na manhã da terça-feira (7).

ESTILO DE VIDA

Durante 20 minutos, o médico falou sobre o diabetes, os tipos mais comuns, os sintomas, a prevenção, o controle e o tratamento da doença. “O diabetes é uma doença crônica provocada pela diminuição da produção de insulina. São dois os tipos mais comuns: o tipo 1, que acomete mais crianças e adolescentes, e o tipo 2, associada ao envelhecimento”, explicou.

Nesses dois casos, de acordo com o médico, adotar um estilo de vida mais saudável é uma das formas para controlar a doença e as suas complicações. “Mesmo com influência genética e hereditária, com hábitos saudáveis as pessoas conseguem controlar a glicemia. No caso dos obesos, o fato de emagrecerem já ajuda a controlar a doença, por exemplo”, disse.

Os carboidratos, refrigerantes e gorduras devem ser evitados pelas pessoas, especialmente aquelas que têm parentes com histórico do diabetes. Além dos cuidados com a alimentação, outra dica importante é realizar o exame de glicemia uma vez ao ano, para medir o nível de glicose no sangue e diagnosticar a doença.

Perdeu o programa e quer saber como foi a entrevista do endocrinologista Fabyan Esberard sobre o diabetes? Assista aqui.

SAÚDE E MÍDIAS SOCIAIS

O Papo Saúde é um programa da Unimed JP, produzido pelo Departamento de Comunicação e Marketing. Realizado uma vez no mês, tem o objetivo de levar mais saúde e qualidade de vida às pessoas por meio de informações transmitidas por médicos cooperados pelo Facebook, incentivando a mudança de hábitos.

GRUPO DE EDUCAÇÃO

Os clientes, médicos cooperados e colaboradores da Unimed João Pessoa com diabetes ou pré-diabetes têm à disposição um programa gratuito que os auxilia a conviver com a doença e a ganhar mais qualidade de vida. É o Grupo de Educação em Saúde em Diabetes Mellitus (GES-DM), uma das iniciativas de promoção de saúde da Cooperativa. Quer saber como participar do grupo ou sobre as atividades oferecidas? Confira aqui.