Notícias

Pesquisa mostra que obesos perdem até 10 anos de vida

Publicada em 25/07/2016 às 07h

Atividades do grupo são realizadas no Espaço Viver Melhor Atividades do grupo são realizadas no Espaço Viver Melhor

Todo mundo sabe dos efeitos nocivos da obesidade para a saúde. No entanto, uma pesquisa publicada na revista médica "The Lancet" mostra a relação entre a obesidade e a diminuição da expectativa de vida de uma pessoa.

A conclusão foi que estar acima do peso diminui em cerca de um ano a expectativa de vida. Aqueles considerados "moderadamente obesos" perdem cerca de três anos. E a conta sobe para dez anos quando a pessoa sofre de obesidade grave.

A pesquisa contesta estudos anteriores que davam conta de que estar um pouco acima do peso ideal não seria tão prejudicial assim. Pelo contrário. O novo estudo traz evidências que mais gordura e peso diminuem a chance de a pessoa completar 70 anos.

Os pesquisadores descobriram que o risco de morrer antes dos 70 anos aumentou de 19% em homens com peso normal para 29,5% em homens moderadamente obesos. Entre as mulheres, esse risco aumentou de 11% para 14,6%.

GRUPO EQUILÍBRIO DO PESO

Clientes da Unimed João Pessoa que quiserem perder peso de forma saudável e melhorar a qualidade de vida têm um aliado. Eles podem participar do Grupo de Educação em Saúde para Equilíbrio do Peso, um dos programas oferecidos pelo Setor de Promoção da Saúde, no Espaço Viver Melhor, no Bairro dos Estados.

No programa, os clientes recebem informações de uma equipe multi e interdisciplinar sobre procedimentos que proporcionam melhor qualidade de vida e, consequentemente, a perda de peso de forma saudável. A equipe é formada por médico, nutricionista, educador físico, psicólogo e assistente social.

As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelos telefones 3506-8600 e 3506-8700; pela internet no canal do Viver Melhor no Portal (inscreva-se) ou presencialmente no próprio Espaço Viver Melhor, que fica na Avenida Piauí, 445, no Bairro dos Estados. O espaço conta com toda a estrutura necessária para as atividades. As vagas são limitadas.