Notícias

Prêmio comprova que Unimed JP está no caminho da qualidade

Publicada em 28/10/2014 às 07h

Gestores, médicos e colaboradores comemoram conquista do prêmio Gestores, médicos e colaboradores comemoram conquista do prêmio

A Unimed João Pessoa está passando por um momento de transformação no modelo de gestão. As mudanças são resultado da implantação do Modelo de Excelência da Gestão (MEG), há cerca de dois anos. Essa forma de gestão da empresa proporciona uma maior sustentabilidade dos negócios, melhor desempenho dos processos da organização e melhoria da satisfação dos diversos públicos envolvidos com a Cooperativa (clientes, médicos cooperados, funcionários e fornecedores).

Mesmo em pouco tempo, a adoção do modelo já vem proporcionando resultados positivos. Nesse período, por exemplo, houve um crescimento expressivo na venda de planos de saúde, com um aumento de cerca de mais de 10 mil vidas no número de clientes, e uma melhora na satisfação do cliente.

Com o MEG, houve um maior investimento na capacitação dos colaboradores, voltada para a formação de equipes, e a elaboração de um Planejamento Estratégico para seis anos (2013-2018), entre outras práticas adotadas.

O resultado de todo esses esforço foi comprovado na última sexta-feira (24) com a conquista do Prêmio Paraibano de Qualidade da Gestão, que é o maior reconhecimento do Estado para organizações que investem em excelência da gestão. A premiação é promovida pelo Programa Paraibano da Qualidade (PPQ) e a Unimed João Pessoa conquistou o nível 1 do prêmio, que é alcançado pelas empresas que recebem na avaliação até 250 pontos.

Em cerimônia bastante prestigiada, na Maison Blu' nelle Recepções, o presidente da Unimed JP, Alexandre Magno Pimentel; a diretora administrativa Tânia Menezes; e a gerente da Qualidade, Hilda Toscano, receberam um troféu e uma placa com um foto dos colaboradores da Unimed João Pessoa.

Clique aqui para ver as fotos.

"Estamos muito contentes com a conquista deste prêmio porque é o reconhecimento por uma instituição comprovadamente séria e competente - o PPQ- das modificações realizadas na Unimed JP, que fizeram com que a Cooperativa crescesse e se tornasse mais sustentável. O resultado muito nos estimula para alcançar níveis maiores da excelência na gestão", afirmou o presidente da Unimed João Pessoa, Alexandre Magno Pimentel.

Segundo a diretora administrativa Tânia Menezes, o prêmio representa que a Cooperativa está avançando no profissionalismo da gestão. "Não vamos parar por aí. Vamos alcançar o nível 2 da Qualidade. O processo de gestão da qualidade não tem fim, deve ser contínuo", enfatizou a diretora.

Para o diretor financeiro da Unimed JP, que não pôde comparecer ao evento, Demóstenes Cunha Lima, a premiação é um reconhecimento externo das ações de melhoria implementadas na gestão dos processos internos da Cooperativa. "O prêmio muito nos orgulha e sinaliza que estamos no rumo certo da qualidade", reforçou o diretor.

O presidente da Associação Paraibana da Qualidade - que coloca em prática o Programa Paraibano da Qualidade nas empresas-, Rafael Bernardino, explicou que o prêmio reconhece as empresas que estão trabalhando a qualidade, procurando melhorar os seus processos para garantir a sustentabilidade do seu negócio. "São empresas exemplos de superação, que investem na inovação da gestão por entenderem que dessa forma vão conseguir permanecer no mercado, alcançando bons resultados", explicou.

COMEMORAÇÃO

A cerimônia de entrega da premiação contou com a presença de representadas das oito empresas que conquistaram o Prêmio Paraibano da Qualidade da Gestão, colaboradores e convidados. A solenidade teve início às 20 horas com o Hino Nacional Brasileiro. Em seguida, algumas empresas foram homenageadas por estarem na fase inicial na implantação do Modelo de Excelência da Gestão (MEG). Essas empresas foram avaliadas e obtiveram menos de 250 pontos na avaliação.

Em seguida, foram homenageados os voluntários do Programa Paraibano da Qualidade, que foram avaliadores das empresas. Três colaboradores da Unimed João Pessoa foram avaliadores das empresas que concorreram ao prêmio e receberam um certificado por terem ajudado a pontuar boas práticas de gestão.

Os colaboradores homenageados foram Rafael Silveira e Janaínna Nunes, do Escritório da Qualidade; e Lindemberg Peixoto, da Assessoria de Planejamento e Controle.

Na sequência, representantes das oito empresas que conquistaram o prêmio foram chamadas, um a um, para receber o troféu. Quando eram chamados ao palco para receber a homenagem, os representantes das empresas eram recebidos com bastante aplausos, apitos e tudo mais que tinham direito, que deixaram a entrega do prêmio bastante animada.

Ao receber o prêmio, o presidente da Unimed João Pessoa, Alexandre Magno, acompanhado da diretora administrativa, Tânia Menezes, e da gerente da Qualidade Hilda Toscano, agradeceu a premiação. "Quero agradecer não pelo prêmio, mas pela premiação, pelo que ela representa: um resultado de um esforço de mudança, de uma instituição que decidiu inovar", enfatizou.

Alexandre Magno falou sobre o desafio enfrentado pela atual direção. "Quando assumimos a gestão, percebemos que a Cooperativa encontrava-se paralisada e trouxemos uma proposta de inovação, de transformação. A partir daí implantamos um novo modelo de gestão e contamos com a adesão de gerentes e de todos os colaboradores e esperamos alcançar melhores resultados, que sejam palpáveis pelos nossos clientes e a sociedade como um todo", enfatizou.

Depois que recebeu o prêmio, Alexandre Magno Pimentel convidou todos os colaboradores e médicos que estiverem presentes à solenidade para fazerem uma foto.

COMO FUNCIONA

As empresas candidatas ao Prêmio Paraibano da Qualidade são avaliadas em dois níveis, Nível I (250 pontos) e Nível II (500 pontos). Para concorrer precisam atender aos requisitos de elegibilidade e participar de todas as etapas de avaliação. Entre elas, treinamento, autoavaliação, elaboração do relatório de gestão, visita dos examinadores e avaliações da equipe.

As candidatas ao PPQG passam por um rigoroso processo de avaliação, realizado por examinadores da qualidade, que são profissionais capacitados para exercer esta função. A fase final é legitimada por uma Banca de Juízes, formada este ano por representantes da sociedade, como Banco do Nordeste, Sebrae PB, Gespública e Agevisa. Ao todo participaram, de forma voluntária, cerca de 40 pessoas, entre examinadores e juízes.

O resultado de 2014 foi validado no dia 15 setembro após a realização da Banca de Juízes e comunicado as vencedoras através de carta oficial.

Para conseguir a premiação, a Unimed JP precisou elaborar um Relatório de Gestão, contendo todas as ações já implantadas na Cooperativa. Em seguida, recebeu a visita dos avaliadores do Programa Paraibano da Qualidade (PPQ). Na ocasião, eles conhecerem os processos de trabalho de todos os setores da Unimed JP e verificaram, in loco, as ações detalhadas no Relatório de Gestão. Os avaliadores também se reuniram com a Diretoria Executiva e os gestores da Cooperativa para entender como funcionam as ações descritas no documento elaborado pela Unimed JP.

Após a visita, os avaliadores elaboraram um relatório de avaliação e, em seguida, entregaram o documento para ser examinado por uma banca de examinadores do PPQG.

O prêmio é o reconhecimento estadual para organizações paraibanas que acreditam e investem em Excelência da Gestão e se destacam por práticas de qualidade.