Notícias

Prevenir é sempre o melhor remédio para gripes e resfriados

Publicada em 25/05/2017 às 13h

Uma boa alimentação é uma ótima arma para prevenção de gripes e resfriados Uma boa alimentação é uma ótima arma para prevenção de gripes e resfriados

Quando se trata de gripes e resfriados, o melhor remédio é a prevenção. E, medidas simples podem ajudar a não ter os incômodos sintomas dessas doenças. Aliás, gripes e resfriados são doenças distintas, mas que partilham vários sintomas em comum.

No dia a dia, lave com frequência as mãos, procure uma alimentação balanceada consumindo menos alimentos gordurosos e mais alimentos cheios de vitaminas e minerais. Uma boa estratégia é comer frutas e salada. Tomar bastante água é fundamental.

A gripe é uma infecção respiratória, que pode ser mais ou menos grave e é causada pelo vírus da Influenza. O resfriado também é uma infecção respiratória viral, mas existem dezenas de vírus diferentes que podem provocar o resfriado, como Rinovírus, Adenovírus, Parainfluenza.

A febre não costuma aparecer nos resfriados, excerto em crianças pequenas. Já na gripe, a febre é comum e costuma ser acima de 38ºC, principalmente nas crianças. A gripe deixa o paciente mais prostrado, com dor de cabeça e, frequentemente, com dor nos músculos e articulações. No resfriado, o paciente tem coriza, tosse e espirros, mas encontra-se mais ou menos bem-disposto.

Cuidados para evitar a gripe e resfriados

  • Evitar as mudanças bruscas de temperatura - O corpo não reage bem às mudanças bruscas de temperatura e, por isso, o ideal é fazer com que isso aconteça menos vezes. 
  • Garanta que o filtro do ar-condicionado é limpo, pelo menos 1 vez ao ano porque é ali que os micro-organismos se multiplicam e facilmente se espalham por toda a sala.
  • Investir na vitamina C- Os alimentos ricos em vitamina C fortalecem o sistema imune e ajudam a evitar a gripe e o resfriado. 
  • Tomar a vacina da gripe - A vacina da gripe muda todos os anos, e apesar de ser mais indicada para crianças, idosos e pessoas que possuem algum problema cardíaco ou respiratório, qualquer pessoa pode tomar a vacina da gripe na farmácia, ficando mais protegido contra essa doença.
  • Não deixar a roupa molhada secar no corpo - Se você acabou se molhando na chuva e ficou com a roupa toda molhada ou mesmo úmida, é preciso trocar de roupa, vestindo algo limpo, seco e quentinho. Caso contrário será uma porta aberta para a gripe se instalar. Você também pode tomar um chá morno para aquecer a garganta, evitando assim a tosse.

O que fazer se ficar doente:

  • Tomar bastante líquido: para eliminar a secreção com mais facilidade
  • Repousar: para recuperar as defesas e expelir o vírus
  • Manter uma boa alimentação