Notícias

Reunião do Projeto Lucas será realizada na próxima quinta-feira

Publicada em 27/07/2018 às 16h

Reunião do Projeto Lucas será realizada na próxima quinta-feira

O retorno à casa do pai é uma das passagens bíblicas mais conhecidas. Esse assunto será abordado durante a reunião do Projeto Lucas na próxima quinta-feira (2).

A parábola e o quadro “A Volta do Filho Pródigo, do pintor europeu Rembrandt”, serão analisados sob a ótica de Henry Nouwen, que escreveu o livro "A Volta do Filho Pródigo".

A reunião é gratuita e está prevista para começar às 20h na Sala de Capacitação, no 3º andar do Hospital Alberto Urquiza Wanderley. Todos os médicos cooperados e estudantes de medicina estão convidados a participar desses instantes de reflexão.

O Projeto Lucas é formado por um grupo inter-religioso de estudos bíblicos, que tem o propósito de integrar os profissionais e estudantes da área da saúde, através de apoio psicológico e espiritual. Na seleção dos temas abordados estão qualidade de vida, saúde e espiritualidade. As reuniões ocorrem uma vez ao mês e não têm vínculo com qualquer religião.

SOBRE O LIVRO

Dois holandeses separados por três séculos: Rembrandt – grande pintor barroco do século XVII – e Henri J. M. Nouwen – teólogo, escritor do século XX. O encontro desses dois homens acontece de maneira curiosa e interessante, e como resultado produziu um livro pequeno e impactante. Muita coisa aconteceu na vida de Henri antes e depois de ter admirado e adquirido o pôster do quadro de Rembrandt.

Houve acontecimentos muito importantes na sua vida, culminando com a sua decisão de largar as cátedras que ocupava nas universidades americanas (Harvard, Yale e Notre Dame) e dedicar-se ao cuidado de pessoas deficientes e incapazes numa instituição chamada O Amanhecer (Daybreak), em Toronto, Canadá (essa é uma das noventa comunidades A Arca – instituição fundada pelo canadense Jean Vanier, e onde Nouwen passou os últimos anos da sua vida até 1996).