Notícias

Saiba a importância de cuidar de si mesmo para ter saúde e bem-estar

Publicada em 31/08/2018 às 07h

As pessoas necessitam de um escape para ficar bem: cuidados e atividades prazerosas As pessoas necessitam de um escape para ficar bem: cuidados e atividades prazerosas

Cuidar de si mesmo deve ser sempre uma prioridade. Não! Isso não é egoísmo. É questão de sobrevivência. Se você está bem, conseguirá cuidar das outras pessoas e do seu trabalho da melhor forma. E lembre-se: não é possível ser a melhor pessoa em tudo que se faz, por isso, não se frustre e não se cobre.

Em uma analogia bem simples podemos entender o que é cuidar de si para poder cuidar do outro. Em uma viagem de avião, por exemplo, sempre somos alertados que, em caso de despressurização, devemos primeiro colocar a máscara em nós mesmos e depois ajudar crianças, idosos ou quem estiver em dificuldade. Como em um procedimento de emergência durante um voo, na vida é a mesma coisa.

A psicóloga clínica Abigail Soares Lopes, que atua no setor de Promoção a Saúde do Viver Melhor, unidade da Unimed João Pessoa, resume bem a importância de cuidarmos de nós mesmos. “Como posso cuidar do outro se não cuido de mim? É necessário que nossa saúde mental esteja em equilíbrio, para que nosso corpo não adoeça. Isso é o princípio básico da humanização da assistência: cuidar de quem cuida. Como posso dar aquilo que não recebo, e, se o dou, com certeza será de péssima qualidade”, explica.

ATIVIDADES PRAZEROSAS

Então, esteja sempre “em dia” com você. Gosta de unhas bem feitas? Faça sempre.  Gosta de futebol? Reserve um tempinho para assistir ou mesmo jogar uma partida com os amigos. Leia um bom livro ou assista uma série. Afinal, a felicidade está relacionada à nossa qualidade de vida, e só se cuida quem está de bem consigo mesmo.

“Tudo isso é possível quando existe planejamento e se prioriza a saúde mental. O ser humano necessita de lazer, ter sua válvula de escape do bem, porque se não a válvula de escape caminha para comportamentos inadequados como, por exemplo, fuga na bebida, na comida e nas drogas, como forma de compensar aquilo que nos falta”, orienta Abigail Lopes.

INCLUSÃO DE TODOS

Outra coisa importantíssima a ser lembrada, principalmente às mulheres que têm dupla ou tripla jornada: divida as tarefas com todas as pessoas que fazem parte da sua convivência. Marido, filhos, sua mãe, sua irmã. Todos podem e devem contribuir na rotina diária. Criar uma rede de apoio é saudável para todo mundo. Assim, todos trabalham menos e convivem mais, estreitam laços de carinho e afeto. Se você é homem e assume muitas responsabilidades diariamente, a orientação é a mesma!

Segundo a psicóloga Abigail Lopes, a mentalidade de que o serviço doméstico deve ficar a cargo da mulher já está mudando. E a ideia de que todos devem participar dessa missão pode ter continuidade se for transmitida ainda na infância. “Tudo começa desde cedo, educando os filhos a dividir as tarefas, bem como os maridos. Se isso ocorre, ninguém se sobrecarrega, não gera estresse, esgotamento físico, nem emocional”, completa.

E, conviver com quem amamos é uma recompensa e tanto nessa vida corrida. Então, mais importante do que passar muito tempo com as pessoas, é que esse tempo tenha qualidade.

PROCURANDO O EQUILÍBRIO

A assistente social Pecilda Costa Alves trabalha em escala de plantão do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, unidade própria da Unimed João Pessoa. Ela também tem outro vínculo empregatício. Além disso, tem marido, dois filhos adolescentes e uma casa para cuidar. Mas, é adepta da seguinte filosofia: estar bem, para poder desenvolver suas funções de profissional, mãe, esposa...

Por isso, ir para academia pelo menos quatro vezes por semana é lei. Nos dias de folga, ir à praia ou à piscina. Ah! E viajar sempre que pode. Essas são algumas atividades que dão prazer a Pecilda. “Você tem que ter um tempo para cuidar de você, de se olhar. Por isso, procuro administrar meu tempo da melhor forma possível, para que eu possa me cuidar primeiro e poder fazer tudo o que ainda preciso”, disse.

Para a assistente social, é importante que as pessoas estejam bem mental e fisicamente para poder dar conta de todas as atribuições da vida. “Fazer o que gosta te dá prazer, te proporciona melhor qualidade de vida para agora e também quando você chegar a certa idade. As pessoas já estão percebendo isso e começando a se cuidar”.