Notícias

Saiba as diferenças entre diet e light e aproveite os benefícios dos alimentos

Publicada em 28/07/2015 às 07h

Consumidores devem ficar atentos ao comprar produtos diet e light Consumidores devem ficar atentos ao comprar produtos diet e light

Consumir alimentos com menos caloria e menos açúcar nunca esteve tão na moda. Nas gôndolas dos mercados, em lojas especializadas e nos restaurantes, as opções de alimentos diet e light são variadas. Sucos, refrigerantes, pães, bolos, sobremesas e mais uma infinidades de produtos oferecidos a um público que cada vez mais opta por uma alimentação saudável. Mas, afinal, qual a diferença entre esses dois produtos?

A primeira coisa que o consumidor deve fazer é prestar bem atenção aos rótulos das embalagens desses alimentos para saber que substância foi retirada ou substituída da fórmula original.

Segundo a nutricionista Paula Bacalhau, do Setor de Promoção da Saúde da Unimed João Pessoa, as embalagens podem utilizar os termos diet e light com a finalidade de informar que aquele produto tem uma composição nutricional diferenciada, mas é importante que o consumidor saiba o que significam essas expressões.

O termo diet, por exemplo, é usado em alguns produtos para fins especiais, voltados para condições fisiológicas específicas de um grupo de pessoas como, por exemplo, os diabéticos, que não podem ingerir açúcar. Neste caso, há a retirada de um determinado nutriente do produto, como o açúcar, e a adição de uma substância para substituí-lo como o adoçante. Mas, isso não significa que todos os produtos diet sejam por exclusão do açúcar, existem casos de produtos diet com eliminação de sódio, para pessoas hipertensas, ou de glúten, para os alérgicos.

Nem todos os alimentos diet apresentam diminuição significativa na quantidade de calorias e, portanto, podem não ser adequados para quem quer emagrecer. O chocolate diet pode ser indicado para as pessoas com diabetes, pois é isento de açúcar, mas não para as que desejam reduzir o peso já que tem maior adição de gordura.

Já o termo light é usado para indicar uma informação nutricional complementar de um produto no qual há a redução de, pelo menos, 25% de um determinado nutriente. Em geral, a maioria dos produtos light é chamada assim por ter o conteúdo de gordura reduzido, entretanto, há produtos light com redução de outros nutrientes como o açúcar. Portanto, a diferença entre alimento diet e light está na quantidade permitida de nutriente. O diet precisa ser isento de nutriente, enquanto o light deve apresentar uma diminuição mínima de 25% de nutrientes ou calorias em relação ao alimento convencional.

A nutricionista Paula Bacalhau aconselhou, no entanto, que as pessoas procurem um especialista antes de consumirem qualquer produto com objetivo de emagrecer ou por algum tipo de doença "Esses alimentos podem ser úteis, mas antes de consumi-los é necessário a orientação de um especialistas", recomendou. Outra dica é de que as pessoas comparem a tabela nutricional dos alimentos diet e light com a versão tradicional para saber o que realmente estão consumindo e se atendem às suas necessidades.