Notícias

Saiba como higienizar bem os alimentos e livre-se dos micróbios

Publicada em 16/02/2018 às 07h

Lavar os alimentos é importante para evitar doenças: consumo, durabilidade e tempo Lavar os alimentos é importante para evitar doenças: consumo, durabilidade e tempo

Depois de comprar frutas, legumes e verduras é hora da higienização, processo também conhecido como sanitização. Isso irá garantir que tenha alimentos livres de microrganismos, além de estimular o consumo, a durabilidade e ganhar tempo no preparo. 

A higienização correta de frutas, legumes e verduras evita a contaminação por microrganismos e facilita o consumo. Por isso, listamos os cuidados que as pessoas devem ter antes de ingerir as frutas, verduras e legumes crus.

HIGIENIZAÇÃO DOS ALIMENTOS

  • Faça a higienização das mãos com sabonete líquido, esfregando inclusive o dorso, as unhas e entre os dedos. 
  • Lave as frutas, verduras ou legumes em água corrente removendo toda a sujeira.
  • Em uma tigela, faça uma solução com 1 litro de água e 1 colher de sopa de água sanitária ou utilize hipoclorito de sódio, conforme as recomendações do fabricante.
  • Coloque as frutas, legumes ou verduras na solução por 15 minutos.
  • Retire os alimentos, lave-os em água corrente e os deixe secar naturalmente.
  • Os alimentos que não forem consumidos na hora devem ser armazenados em potes com tampa e colocados na geladeira para aumentar sua durabilidade.

     

TÁBUA DE CARNE

O uso da faca faz com que a tábua de madeira ganhe fissuras, que podem acumular água e restos de alimentos, terreno ideal para a proliferação de microrganismos. As versões de madeira são, inclusive, proibidas em restaurantes pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A indicação é que a superfície seja lisa e impermeável, por isso, até mesmo em casa, uma opção é a tábua de vidro temperado, fácil de limpar, secar e não guarda cheiro. A versão de plástico, com o tempo, também pode ficar comprometida. Nesse caso, troque-a sempre que apresentar ranhuras e higienize-a conforme indicado abaixo.

• Limpe a tábua com uma esponja e detergente neutro.

• Lave-a em água corrente e, em seguida, deixe-a por 15 minutos em uma solução com 1 colher de sopa de água sanitária e 1 litro de água.

• Retire a tábua da solução, coloque-a de pé para escorrer o excesso de água e deixe secar naturalmente.

• Guarde-a em local seco e arejado.

PANO DE PRATO

Devido à umidade, o pano de prato pode contaminar os utensílios com fungos e bactérias, por isso troque-o todos os dias. Para fazer a higienização, ferva o pano por cinco minutos em 1 litro de água com 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio e, depois, lave-o normalmente. Quando estiver seco, utilize o ferro de passar roupa. Para secar as mãos, use sempre uma toalha; e para pegar panelas, use luvas térmicas.

EMBALAGENS

As embalagens podem concentrar grande quantidade de micróbios, parasitas ou substâncias tóxicas, por isso lave-as bem antes de consumir alimentos enlatados ou leite longa vida, por exemplo.

 

Como informações da Unimed do Brasil