Notícias

Saiba mais sobre os hábitos que podem evitar o diabetes na infância

Publicada em 24/01/2018 às 07h

Oferecer uma dieta saudável e equilibrada contribui para o bom desenvolvimento da criança Oferecer uma dieta saudável e equilibrada contribui para o bom desenvolvimento da criança

A taxa de crianças com sobrepeso no Brasil é de 7,3%, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). O número é resultado das mudanças nos padrões alimentares da população, o baixo consumo de alimentos saudáveis e o sedentarismo. Hábitos de vida pouco saudáveis como esses podem resultar em casos de diabetes tipo 2, inclusive em crianças e adolescentes.

O diabetes tipo 2 está relacionado à obesidade e, portanto, em sua maioria das vezes, pode ser evitado com a prática de hábitos saudáveis. Apesar de o organismo produzir a insulina, a obesidade provoca nas células uma resistência à ação desse hormônio. Como o papel da insulina é transportar a glicose para dentro das células, com essa resistência, a concentração de glicose no sangue (glicemia) se eleva (hiperglicemia).

Confira abaixo algumas orientações e cuidados que os pais devem tomar para que seus filhos tenham um desenvolvimento saudável, evitando doenças como o diabetes tipo 2, por exemplo.

 

 

 

Com informações da Unimed do Brasil