Notícias

Saiba quais são as vantagens de praticar atividade física ao ar livre

Publicada em 05/06/2018 às 07h

Além de outros benefícios, o exercício ajuda a combater e prevenir o estresse e a depressão Além de outros benefícios, o exercício ajuda a combater e prevenir o estresse e a depressão

A prática regular de atividades físicas, seja um esporte, uma caminhada ou uma dança, libera endorfina, hormônio responsável pelo bom humor e autoestima. Além disso, aliado a uma alimentação saudável, o exercício físico ajuda a combater e prevenir o estresse e a depressão. Mas, se a rotina corrida dificulta uma ida à academia, que tal praticar atividades ao ar livre?

Muito mais do que ter apenas um dia agradável, essa prática libera níveis mais elevados de substâncias que melhoram o humor trazendo sensação de felicidade e de calma no pós-exercício, aumenta a oxigenação cerebral e diminui as chances de determinadas doenças aparecerem.

O educador físico Claudney Forte, coordenador do Jampa Saúde, projeto permanente da Unimed João Pessoa que incentiva a população a praticar atividades físicas, afirma que praticar atividade física durante o dia contribuir para a sintetização da vitamina D. "Isso porque só pela alimentação não é possível suprir a necessidade dessa vitamina", disse o educador.

Só é preciso tomar alguns pequenos cuidados. Entre eles, evitar os horários mais quentes, usar roupas adequadas e filtro solar e hidratar-se.

 

JAMPA SAÚDE

Independente da atividade escolhida, estar próximo à natureza sempre traz bons resultados. E quando o cenário é uma das praias mais bonitas da cidade, a vontade de aderir ao exercício físico ganha uma força extra, não é verdade?

“Exercita-se na praia, ao ar livre, é uma atividade física e, ao mesmo tempo, diversão”, disse a atendente Naiara Martins. Ela é uma das que praticam o Jampa Saúde.

 

O Jampa é realizado, gratuitamente, três vezes por semana, nas areias da Praia do Cabo Branco (na altura do final da Avenida Beira-Rio). No local, são oferecidas aulas de zumba e treinamento funcional, além de serviços de saúde (aferição de pressão arterial, teste de glicemia e verificação do Índice de Massa Corporal – IMC).

Tudo isso acompanhado por uma equipe do Setor de Promoção da Saúde da Unimed JP, formada por enfermeiras e educadores físicos. O Jampa Saúde é disponibilizado a todas as pessoas, mesmo para quem não é cliente da Cooperativa.

 

ANOTE NA AGENDA

Confira, abaixo, os horários das aulas e anote na agenda:

 

Treino Funcional

Terças e quintas: 17h às 19h30

Sábados: 6h às 8h

 

Zumba

Terças: 17h às 18h

Quintas: 17h às 18h

 

Serviços de saúde

Sábados: 6h às 8h

 

Para participar do treinamento funcional, é necessário chegar uma hora antes do término para dar tempo para fazer o circuito completo.