Notícias

Saiba se a vacina contra a gripe pode te deixar doente

Publicada em 12/12/2014 às 07h

Vacina não causa doença, ajuda a proteger o organismo Vacina não causa doença, ajuda a proteger o organismo

As vacinas, de um modo geral, são fornecidas gratuitamente pelo Ministério da Saúde através do Programa Nacional de Imunização, apesar de algumas só serem oferecidas na rede privada. Desde o nascimento há um calendário de vacinação que as pessoas cumprem. No entanto, há pessoas que não querem se vacinar por medo de adoecer. Mas será que a vacina pode realmente te deixar doente no lugar de imunizar contra a doença? A resposta é não, a vacina não te deixa doente. 

O que acontece é que, algumas vezes, o organismo pode ter uma reação á vacina. Mas, uma vacina contra a gripe, não tem capacidade de te deixar gripado. Toda vacina pode causar algum efeito colateral, como dor no braço, vermelhidão, inchaço ou febre. Também pode acontecer, apesar de ser considerado extremamente raro, um choque anafilático.

Isso acontece por que a vacina contém um vírus semelhante ao da doença, mas muito enfraquecido, que não te deixa doente, mas pode causar reações semelhantes à doença em si. Uma reação que não dura mais de 48 horas e não impede que a pessoa continue com suas atividades rotineiras.

Um exemplo é a vacina da gripe, que é composta por diferentes tipos modificados do vírus Influenza, que ao entrarem em contato com o organismo, podem causar reações semelhantes à própria gripe, mas na realidade estão protegendo contra o vírus. A vacina da gripe induz no organismo uma resposta imunológica, que ativa as defesas do organismo, além de uma memória sobre esse vírus que lhe permitirá se defender contra ele se o indivíduo entrar em contato.

Algumas vacinas, para terem o efeito esperado, têm que ser aplicadas em mais de uma dose. Para defender o organismo de doenças como tuberculose, catapora, sarampo, rubéola, meningite e hepatites na infância e doenças como difteria, tétano, coqueluche e HPV no começo da fase adulta até a velhice, é preciso seguir o calendário de vacinação, sem ignorar a segunda dose.

Existem vacinas para tomar quando recém-nascido (inclusive prematuros), na infância, na adolescência e também na vida adulta. Para conferir o calendário de vacinação, você pode acessar o site da Sociedade Brasileira de Imunização.