Notícias

Saúde do coração será tema nesta terça do programa Consultório CBN

Publicada em 26/09/2016 às 14h

Consultório CBN é uma parceria entre a Unimed JP e a rádio CBN João Pessoa Consultório CBN é uma parceria entre a Unimed JP e a rádio CBN João Pessoa

Existe algo que pode ser feito para melhorar a saúde do coração? Por outro lado o que é nocivo ao bom funcionamento deste órgão? Essas e outras questões serão abordadas no "Consultório CBN". O programa vai ao ar nesta terça-feira (27), a partir das 11h, na rádio CNB João Pessoa.

Durante o programa, o médico Lenine Ângelo Alves vai falar sobre os cuidados que as pessoas devem tomar no dia a dia para prevenir doenças cardíacas. Os ouvintes poderão ligar para o programa, tirar dúvidas, e se informar sobre o assunto.

O quadro "Consultório CBN" é uma parceria entre a Unimed JP e a rádio CBN João Pessoa (101.7 FM). A cada semana, um tema diferente relacionado à saúde é debatido com um especialista. A CBN é referência nacional, e conhecida como a rádio que toca notícia e faz parte do grupo Globo.

SETEMBRO VERMELHO

As doenças cardiovasculares matam 17,5 milhões de pessoas ao ano no mundo todo - esse número representa 31% de todas as mortes no planeta. De cada três mortes, uma é causada por doença cardiovascular. Elas são a principal causa de morte em pessoas de 40 aos 65 anos e responsáveis por 20% de todos os óbitos em adultos acima dos 30 anos.

O Brasil está entre os 10 países com mais mortes por doenças cardiovasculares. Em nosso país elas também são a primeira causa de mortes e o número de óbitos chega a 350 mil em um ano. A principal doença é o derrame, seguido pelo infarto e pressão alta.

Por isso, é realizado pelo terceiro ano a campanha Setembro Vermelho, como objetivo de mostrar a população, que muitas das doenças do coração são genéticas, mas outras são adquiridas. Por isso, comer bem, praticar exercícios, diminuir o estresse e consultar o médico periodicamente, entre outros hábitos simples, podem salvar o nosso coração.