Notícias

Seguir avisos de acesso em hospital é importante para segurança de todos

Publicada em 19/04/2018 às 07h

É recomendado que as pessoas frequentem apenas áreas destinadas ao seu tratamento É recomendado que as pessoas frequentem apenas áreas destinadas ao seu tratamento

Prevenir é sempre o melhor remédio em todas as ocasiões. E, em um hospital não pode ser diferente. Por isso, é sempre bom que pacientes e acompanhantes sigam algumas recomendações quanto ao acesso a algumas áreas do hospital. As precauções são para preservar a saúde e o bem-estar de todos.

É recomendado que as pessoas frequentem, exclusivamente, os locais do hospital destinados ao seu tratamento ou do seu ente querido. Pois, em algumas áreas são necessários o uso de equipamentos ou roupas adequadas para a circulação.

 

Alguns exemplos de locais que as pessoas devem respeitar o acesso restrito são as salas de raio-x e tomografia, devido à radiação ionizante que pode causar complicações à saúde de quem não está precisando do exame. A sala de ressonância também tem acesso restrito, pois o equipamento se “comporta” como se fosse um grande imã, e a entrada de pessoas com determinados objetos pode causar danos aos objetos, ao próprio equipamento ou mesmo à integridade física.

As Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) atendem pacientes que precisam de mais atenção e cuidado, por isso, seu acesso é restrito. A quantidade de pessoas por dia e o tempo de permanência delas na unidade são limitados.

 

MAIS RECOMENDAÇÕES

Outra recomendação para preservar a saúde e o bem-estar de todos em um ambiente hospitalar é a higienização das mãos antes e após o contato com o paciente e ao término da visita. Essa higienização pode ser realizada com água e sabão ou com álcool.

No Hospital Alberto Urquiza Wanderley, unidade própria da Unimed João Pessoa, existem recipientes contendo produtos para higienização em todos os ambientes, inclusive dentro do próprio apartamento.

 

CUIDADOS COM O PACIENTE

Confira alguns hábitos que podem interferir na recuperação do paciente:

  • É primordial que o visitante não ofereça alimentação vinda de fora do hospital ou a armazene no apartamento.
  • As medicações devem ser oferecidas exclusivamente pela equipe do hospital.
  • Caso o paciente tenha algum medicamento de uso contínuo, o médico que o acompanha deve ser comunicado para que seja feita a conciliação medicamentosa.
  • O visitante não pode deitar ou sentar na cama do paciente, fazer uso de bebida alcoólica, fumar, trazer flores e, se estiver doente, não deve fazer visitas ao paciente.