Notícias

Será que seu filho precisa usar óculos? Oftalmologista tira dúvidas

Publicada em 26/01/2018 às 17h

Oftalmologista Daniel Montenegro fala da importância dos cuidados com a visão Oftalmologista Daniel Montenegro fala da importância dos cuidados com a visão

Dados da Sociedade Brasileira de Oftalmologia apontam que de 10% a 15% das crianças em idade escolar precisam de óculos para corrigir algum problema na visão. Por isso, é importante que pais e professores observem alguns comportamentos que podem apontar para a existência dessa dificuldade em enxergar.

Algumas vezes pode-se pensar que a criança tem dificuldade de atenção ou de dedicação aos estudos. No entanto, esse desinteresse pode ser apenas a falta de uma lente corretiva que a faça enxergar melhor a lousa ou ler com mais facilidade os livros.

O oftalmologista Daniel Montenegro, médico cooperado da Unimed João Pessoa, destaca a importância de os pais e professores observarem o comportamento da criança em sala de aula, ao ler ou quando estiverem assistindo televisão. “Chegar muito perto dos livros, do aparelho de TV ou apertar os olhos para ver o que está escrito na lousa, podem ser indícios da necessidade do uso de óculos”, diz o médico.

DE OLHO

Ao perceber qualquer situação que indique alterações na visão deve-se consultar um especialista deve ser consultado. Não reparar o problema pode acarretar no seu agravamento e em posterior dificuldade para fazer a correção. Além do mais, se a necessidade de uso dos óculos não for identificada rapidamente, pode influenciar diretamente na aprendizagem da criança.

O cuidado com os olhos da criança deve ser iniciado logo após o nascimento. “Entre um mês e um mês e meio, a criança faz o Teste do Olhinho. Se tudo estiver correto, deverá voltar ao oftalmologista só em idade escolar”, explica o oftalmologista.

SINAIS

Quais os indícios de que a criança está com problemas na visão? O oftalmologista Daniel Montenegro listou alguns comportamentos que podem indicar a necessidade do uso de óculos de grau.

 

  • Chegar muito perto dos objetos para enxergar detalhes
  • Ler sempre com livros e cadernos muito próximos ao rosto
  • Apertar os olhos para ver a lousa
  • Sentar muito próximo à TV pata assistir
  • Vermelhidão recorrente nos olhos
  • Olhos lacrimejando
  • Aversão à luz maior que o normal
  • Reclamação de dores de cabeça