Notícias

Sexualidade na gestação será discutida durante workshop GestAção Saúde

Publicada em 25/02/2015 às 07h

Workshop GestAção Saúde será realizado neste sábado no Viver Melhor Workshop GestAção Saúde será realizado neste sábado no Viver Melhor

A gravidez traz para as mães e os pais de primeira viagem muitas experiências novas e a vida sexual faz parte dessa novidade. Tanto a gravidez quanto o pós-parto é cheio de mudanças biológicas, psicológicas e inter-relacionais que marcam - direta e indiretamente - a sexualidade. O momento, se bem aproveitado, poderá originar um aprofundamento da experiência sexual do casal, capaz de aumentar a cumplicidade.

Falar de sexo na gravidez, muitas vezes, é falar de mitos e crenças que, se não forem bem contornados, podem limitam o prazer sexual do casal. Alguns podem interferir na tranquilidade sexual do casal, como o medo da penetração.

É o que explica a psicóloga do Setor de Promoção da Saúde da Unimed JP, Abigail Lopes. Segundo ela, não há porque se preocupar. "O bebê está bem protegido dentro do útero por algumas camadas de músculos, pelo saco gestacional e por uma mucosa que bloqueia a entrada uterina. Além disso, o sexo é capaz de fortalecer os músculos do períneo que ajudam na hora do parto, além de deixar a mãe feliz e relaxada. E se o bebê sente tudo o que a mãe sente, sexo é bom durante toda a gravidez", explicou.

De acordo com a profissional, a única contra-indicação do sexo durante a gravidez é se houver alguma recomendação médica, em virtude de um risco na gestação.

Sexualidade na gestação será o tema central discutido durante Workshop GestAção Saúde, que será realizado neste sábado (28), das 8h ao meio-dia, no Espaço Viver Melhor, no Bairro dos Estados.

O evento é voltado para as clientes da Unimed JP que estão grávidas, mas também tem espaço garantido para os pais. A finalidade é mostrar aos casais como aproveitar melhor o momento da gestão.

As atividades serão realizadas por uma equipe formada por psicóloga, fisioterapeuta, educadora física, enfermeira e nutricionista, além de contar com o apoio da equipe de recepcionistas.

As inscrições ainda estão sendo realizadas. Elas são gratuitas e podem ser feitas por telefone (3506-8600 ou 3506-8700), e-mail ([email protected]) ou pelo Portal Unimed JP (clique aqui para acessar).

Estão sendo oferecidas 25 vagas. Caso não seja possível a participação do pai, a cliente poderá levar outra pessoa para acompanhá-la.

PROGRAMAÇÃO

Confira abaixo a programação do evento:

- 8h às 8h40 - Aferição de pressão arterial e outros indicadores para atividade física

- 8h40 às 09h10 - Dinâmica de acolhimento

- 9h10 às 9h20 - Exibição de vídeo: Apresentação do Grupo de Educação em Saúde Materno-Infantil

- 9h20 às 10h - Atividade física (alongamento e relaxamento) no auditório e na piscina - para o casal

- 10h20 às 10h50 - Lanche "educativo"

- 10h50 às 11h50 - Roda de Conversa: Sexualidade na gestação

- 11h50 às 11h55 - Exibição de vídeo: Amor e Sexo, de Rita Lee

- 11h55 às 12h - Dinâmica de encerramento