Notícias

Torcer pelo Brasil na Copa do Mundo requer cuidado com emoções fortes

Publicada em 15/06/2018 às 07h

Jogos da seleção sempre despertam muita emoção nos torcedores: haja coração! Jogos da seleção sempre despertam muita emoção nos torcedores: haja coração!

O primeiro jogo do Brasil na Copa do Mundo é no próximo domingo (17), às 15h, contra a Suíça, na cidade de Rostov. E você está preparado para os efeitos das emoções sobre o seu coração? Um estudo publicado no New England Journal of Medicine concluiu que assistir a um jogo de futebol estressante mais do que dobra o risco de um evento cardiovascular agudo, como o infarto do miocárdio.

Mas, calma. O médico cardiologista da Unimed João Pessoa, Fúlvio Petrucci Soares, explicou que a maioria da população pode ser submetida a grandes emoções sem apresentar problemas à saúde.

Existe um grupo, no entanto, que precisa de um cuidado especial, como portadores de doenças coronarianas, hipertensos, pessoas com diabetes e tabagistas. “Essas pessoas precisam ter uma avaliação cardiológica em dia, fazer uso da medicação prescrita pelo médico e evitar a ingestão de bebida alcoólica e o consumo do cigarro”, disse Petrucci.

O cardiologista esclareceu que um pico de emoção pode proporcionar uma descarga adrenérgica, que é uma liberação de adrenalina e noradrenalina pelas suprarrenais, ocasionando aumento do batimento cardíaco e da pressão arterial. " Se a pessoa possui problema cardíaco, pode desencadear arritmias, uma obstrução coronariana ou até um infarto", alertou.

Caso haja sinais de alerta, como dor na região do tórax, acompanhada de náuseas e vômitos, elevação da pressão arterial ou outros sintomas que venham indicar um problema cardíaco, o paciente deve procurar urgentemente atendimento médico em serviços de emergência.

DICAS

Para aproveitar tranquilamente os jogos da Copa confira algumas dicas:

  • assista na companhia de familiares e de amigos (convívio social diminui o estresse);
  • Saia da frente da televisão se “ficar nervoso” com o jogo;
  • Evite bebidas estimulantes, como os energéticos ou outras bebidas com cafeína;
  • Use roupas confortáveis, que não impeçam os movimentos ou impliquem em calor excessivo;
  • Programe-se bem nos dias de jogos (local para assistir, trânsito etc.);
  • Converse com seu médico sobre possíveis recomendações específicas para esses dias de fortes emoções;
  • Alimente-se, levemente, nos dias de jogos: evite os exageros no consumo de bebidas alcoólicas e petiscos com excesso de sal (sódio);
  • Não deixe de tomar os remédios que sejam prescritos pelos médicos.

 

A Copa do Mundo de 2018 acontece na Rússia, no período entre 14 de junho e 15 de julho, com jogos em 11 cidades.