Notícias

Tranquilidade para mães e mais proteção para os bebês

Publicada em 28/03/2017 às 15h30

Mães devem estar seguras e tranquilas para lidar com situações típicas dos bebês: proteção Mães devem estar seguras e tranquilas para lidar com situações típicas dos bebês: proteção

O bebê chegou, e agora? Nos primeiros meses de vida, é natural que as mães - tanto de primeira viagem como as que já têm uma certa experiência - fiquem ansiosas ao enfrentar situações típicas de um recém-nascido. Uma delas é o receio de que ele se engasgue. 

Isso pode acontecer principalmente no início da amamentação, período em que os bebês não conseguem coordenar direito a respiração e deglutição. Nessa hora, apesar de ser difícil, o importante é manter a calma para contornar o problema.

Essas e outras situações causam uma grande ansiedade nas mães e pais, após o nascimento da criança. Os cuidados redobram e o extinto de proteção aumenta. Muitas dúvidas surgem no dia a dia. O que fazer com as cólicas e as assaduras? Como devo preparar a água para o banho e como limpar o umbigo que ainda não caiu? 

"É um mundo novo. Por isso, é importante que a mãe tenha segurança ao lidar com o bebê", explicou a enfermeira Ariadne Lima, do Grupo de Educação em Saúde Mãe e Bebê, iniciativa de promoção da saúde da Unimed João Pessoa.

Segundo ela, com calma, sem angústias e com o tempo, as mães vão adquirindo experiência e aprendem a reconhecer o comportamento e as necessidades dos bebês, passando a usufruir desse momento tão especial com tranquilidade e segurança. 

OFICINA NO VIVER MELHOR

Para ajuda a diminuir essa ansiedade comum nas mães, dando mais segurança e suporte para elas nesta fase inicial da vida da criança, a Unimed João Pessoa vai realizar, gratuitamente, a Oficina de Cuidados com o Bebê, no dia 11 de abril, das 14h às 17h, no Espaço Viver Melhor, no Bairro dos Estados.

As inscrições para a Oficina de Cuidados com o Bebê já estão abertas e são exclusivas para clientes gestantes e mães que tiverem bebê recentemente (confira abaixo). Mas, atenção: as vagas são limitadas.

Na oficina, que tem duração de três horas, serão repassadas informações sobre cólicas, regurgitações e assaduras. As participantes também vão receber dicas sobre cuidados com o umbigo, troca de fraldas e banhos e organização do quarto do bebê, entre outros assuntos. 

As clientes terão a oportunidade de compartilhar experiências e esclarecer dúvidas com uma das profissionais da equipe do Grupo Mãe e Bebê. "Participar de nossas oficinas confere segurança e conhecimento a essa mulher que na maioria das vezes nunca lidou com um bebê", disse Ariadne Lima.

INSCRIÇÕES ABERTAS

As interessadas podem se inscrever pelo Portal da Unimed JP ou pelos telefones 3506-8600 e 3506-8700. Se preferir, a inscrição pode ser feita presencialmente no Espaço Viver Melhor, das 7h às 18h, de segunda a sexta (Avenida Piauí, nº 445, Bairro dos Estados).