Notícias

Unimed alerta sobre golpe que está sendo aplicado pelo WhatsApp

Publicada em 01/02/2018 às 07h

Ao receber mensagem suspeita não compartilhe para seus contatos: apague imediatamente Ao receber mensagem suspeita não compartilhe para seus contatos: apague imediatamente

Um novo golpe está sendo aplicado pelo WhatsApp, usando o nome da Unimed. O caso mais recente envolve a falsa promessa de um ano gratuito de plano de saúde em troca das informações das vítimas. O Sistema Unimed divulgou nota alertando a população e informando que a mensagem é falsa.

"Informamos que é falsa a mensagem que está circulando em grupos de WhatsApp sobre uma campanha em que a Unimed oferece planos de saúde totalmente grátis", diz a nota do Sistema Unimed. A orientação é que as pessoas não acessem o link da mensagem, por tratar-se de de um vírus, nem compartilhem a informação.

 

Diante do fato, a Unimed João Pessoa esclarece aos clientes que não há motivo para preocupação e desconhece qualquer registro do golpe na sua área de atuação. A Cooperativa, no entanto, segue a orientação do Sistema Unimed e reitera o alerta de forma preventiva.

COMO FUNCIONA

As informações criadas pelos cibercriminosos fazem com que os usuários, ao clicar no link contido na falsa mensagem, sejam redirecionados a uma página fictícia da Unimed, onde são feitas três perguntas rápidas.

Ao responder todas as questões, os usuários dão aos criminosos a possibilidade de assinar serviços premium, instalar aplicativos, entre outras ações invasivas. Ainda é solicitado o compartilhamento da falsa mensagem, ou seja, da disseminação do golpe.

Por isso, a orientação é que, ao receber este tipo de mensagem, apague-a imediatamente, e não a propague aos seus contatos. O internauta sempre deve desconfiar de informações on line que oferece muitas facilidades.