Notícias

Unimed João Pessoa debate inovação e qualidade em congresso

Publicada em 23/10/2014 às 07h

Presidente da Unimed JP, Alexandre Magno, falou sobre inovação em painel do Congresso Paraibano de Excelência em Gestão Presidente da Unimed JP, Alexandre Magno, falou sobre inovação em painel do Congresso Paraibano de Excelência em Gestão

O que faz uma empresa crescer? Quais os métodos utilizados para conseguir bons resultados nos negócios e como transformar uma empresa, além de produtiva, em competitiva e sustentável em um mercado em constante mudanças? Essas foram algumas das questões que nortearam uma série de discussões durante o painel "Vencedoras do Prêmio Paraibano de Qualidade da Gestão".

A atividade fez parte da programação do primeiro dia do Congresso Paraibano de Excelência em Gestão (Conpeg). O evento foi iniciado nesta quarta-feira (22) à tarde, no Espaço Cultural José Lins do Rego, e será encerrado na sexta-feira (24).

Clique aqui para ver as fotos.

A experiência da Unimed João Pessoa, que há cerca de dois anos implantou o Modelo de Excelência em Gestão (MEG) e com isso introduziu uma série de mudanças na gestão dos seus processos, foi apresentada durante o painel pelo presidente da Cooperativa, Alexandre Magno Pimentel.

O diretor explicou que o foco da diretoria atual é investir em inovação. "Isso porque a inovação é uma característica da Unimed João Pessoa, desde o início de sua história. A Cooperativa foi a primeira a ser criada em todo o Norte-Nordeste, por isso ela foi exemplo para outras capitais da região", explicou.

O segundo ponto, de acordo com Alexandre Magno, foi a necessidade de aumentar a carteira de clientes e diminuir a evasão. "Acreditamos em mudança, focada na inovação. E, para isso, reformulamos por completo processos, sem perder em vista nosso foco: trazer para o cliente uma assistência de qualidade e também benefícios e ganhos financeiros para o médico cooperado", afirmou.

Uma das formas utilizadas para melhorar processos foi investir na capacitação dos profissionais. "A questão mais difícil que considero não é melhorar a qualidade técnica de profissionais. O mais difícil em uma empresa é formar equipes, é ter funcionários qualificados, que trabalham de forma unificada, acabando de vez com personalismos. Hoje, eu digo que me orgulho de trabalhar com funcionários que têm uma unidade nos seus processos. Hoje, a Unimed João Pessoa é um verdadeiro time", enfatizou Alexandre Magno sob aplausos.

Além da Unimed João Pessoa, o painel contou com a presença de representantes do Hospital de Emergência e Trauma dda Capital (Marcelo Patrício), Arte da Pizza (José Miguel), Dental Gold (Manoel Gomes), Grupo Inforpop ( Herbert Freire), Mônica Consultoria (Mônica Costa), Neves Service (João Batista) e Softcom Tecnologia (Renato Rodrigues).

MERCADO PARAIBANO

As discussões do painel foram conduzidas pelo coordenador do Programa Paraibano da Qualidade, Rafael Mitzcun, que apresentou informações sobre o cenário atual das empresas no mercado brasileiro, especificamente na Paraíba. Ele mostrou como funciona o Modelo de Excelência da Gestão (MEG) e a importância da inovação para sustentabilidade dos negócios.

Durante a apresentação, Rafael Mitzcun fez perguntas sobre vários aspectos da gestão aos representantes das empresas vencedoras. Entre os temas debatidos, estiveram liderança, motivação, agilidade nos processos, perspectiva de futuro, entre outros. Ao final, a plateia teve a oportunidade de fazer perguntas aos gestores das empresas.

CONPEG

Essa é a terceira edição do Conpeg, que é realizado anualmente em outubro. Esse ano o tema do evento é "Inovação organizacional como diferencial competitivo para as organizações".

O evento é considerado o maior na área de qualidade e excelência em gestão da Paraíba, pois durante a semana também são realizados o Seminário de Benchmarking, Feira de Networking e Negócios e a cerimônia de entrega do Prêmio Paraibano de Qualidade da Gestão. A expectativa é que participem do evento cerca de 600 pessoas, entre empresários, gestores e estudantes durante os dias de realização do evento.

O objetivo do Conpeg é disseminar o Modelo de Excelência da Gestão (MEG) em seus diversos critérios, difundindo conceitos e técnicas e incentivando a melhoria da gestão das organizações, por meio de palestras e cases de sucesso baseados em um tema central.

FEIRA

A Unimed João Pessoa também está participando da Feira de Networking e Negócios, que está sendo realizada no hall de entrada do Teatro Paulo Pontes. A Cooperativa disponibilizou um estande no local com serviços de promoção da saúde, como verificação de pressão arterial e teste de glicemia.

Um dos atrativos do estande são cadeiras automáticas para massagem. No local, também é possível se informar sobre planos de saúde oferecidos pela Unimed JP com consultores de negócios. A Unimed João Pessoa também está distribuindo cartilhas e panfletos sobre saúde e qualidade de vida.

A estudante Labelly Oliveira, 20 anos, foi umas das pessoas que passaram pelo estande da Unimed JP. "Gostei demais do estande e massagem nessas cadeiras foi 'superespecial'. Fiquei revigorada e pronta para assistir às outras palestras do evento", disse.

A coordenadora de Marketing, Melissa Correia, 36 anos, também elogiou o estande da Unimed JP. "Bonito, atrativo, sem falar nessa cadeiras, que são perfeitas. Adorei!", afirmou.

CERIMÔNIA DO PRÊMIO

A Unimed João Pessoa será homenageada nesta sexta-feira (24), a partir das 19h, pela conquista do Prêmio Paraibano de Qualidade da Gestão. O prêmio será entregue ao presidente Alexandre Magno Pimentel, em uma cerimônia na Maison Blu'nelle, no João Agripino.

O Prêmio Paraibano de Qualidade da Gestão é o maior reconhecimento do Estado para organizações que investem em excelência da gestão. O processo é sigiloso e avaliado por examinadores da qualidade, que são profissionais e estudantes da área capacitados no Modelo de Excelência da Gestão (MEG) e se voluntariam para contribuir com a avaliação das empresas candidatas.

As empresas são avaliadas em dois níveis: Nível I (250 pontos) e Nível II (500 pontos. Para ganhar o prêmio, precisam atender aos requisitos de elegibilidade e participar de todas as etapas de avaliação. Entre elas, treinamento, autoavaliação, elaboração do relatório de gestão, visita dos examinadores e avaliações da equipe.

O resultado é validado e legitimado por uma banca de juízes, composta por representantes da sociedade e organizações paraibanas que durante uma reunião conhecem as etapas da avaliação, as vencedoras e avaliam os relatórios para respaldar o processo final e determinar o resultado.