Notícias

Unimed JP completa 43 anos consolidada como líder de mercado

Publicada em 16/12/2014 às 07h

O oftalmologista Alberto Urquiza liderou os médicos que fundaram a Unimed JP O oftalmologista Alberto Urquiza liderou os médicos que fundaram a Unimed JP

Maior operadora de planos de saúde da Paraíba, a Unimed João Pessoa é líder de mercado, tem o título de pioneira em várias iniciativas e possui um equilíbrio econômico-financeiro comprovado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Mas nem sempre foi assim. A primeira cooperativa médica de todo o Norte e Nordeste começou bem pequena e a sua história é marcada pela coragem e dedicação de todas as pessoas que acreditaram ser possível oferecer medicina de qualidade para a população da Capital paraibana que, na época, não aceitava a péssima assistência oferecida pelo sistema público de saúde e por empresas mercantilistas, que exploravam os médicos e não davam condições para o exercício digno da medicina.

Clique aqui para ver fotos da Unimed João Pessoa.

A princípio, a Unimed JP era vista como um projeto difícil de ser concretizado e, por isso, as pessoas tinham resistência à ideia. No início, foi difícil para o oftalmologista Alberto Urquiza Wanderley conseguir o número mínimo exigido de médicos para fundar uma cooperativa. Ele conseguiu, pelo menos, 106 e fundou, em 16 de dezembro de 1971, a Unimed João Pessoa: Cooperativa de Trabalhos Médicos. A maioria dos médicos aceitou participar da Cooperativa por "consideração aos colegas". Passados 43 anos, a Cooperativa conta com mais de 1,6 mil médicos cooperados das mais diversas especialidades. Ou seja, um crescimento de mais de 10 vezes no número de médicos. Nos dias atuais, se tornar cooperado da Unimed JP é motivo de orgulho para jovens médicos que se formam na Capital.

CONQUISTANDO CLIENTES

Superada a dificuldade de convencer os médicos para aderir à proposta, o desafio maior era a conquista dos primeiros clientes. O primeiro contrato empresarial foi firmado pelos próprios médicos administradores da Cooperativa com o extinto Banco do Estado da Paraíba (Paraiban), no dia 30 de maio de 1972, pouco mais de cinco meses após a fundação da Cooperativa. Logo após o contrato do Paraiban, seguiram-se vários outros fechados com empresas do Distrito Industrial. Hoje o número de clientes da Unimed JP ultrapassa os 140 mil clientes.

No início, apenas seis funcionários faziam de tudo dentro da Cooperativa, desde servir cafezinho a atender clientes, fechar contratos e emitir carteiras do plano. Atualmente, a Unimed JP conta com mais de 1,9 mil colaboradores, em diversos setores, distribuídos nas unidades próprias - Sede, Hospital Moacir Dantas, Hospital Unimed Alberto Urquiza Wanderley e Viver Melhor.

MODELO DE GESTÃO

Durante os dois primeiros meses de fundação, a Cooperativa funcionou dentro de uma sala na antiga sede da Associação Médica da Paraíba (na época chamada Sociedade de Medicina e Cirurgia da Paraíba), na Rua das Trincheiras, no Centro de João Pessoa. Hoje, a Sede da Unimed JP ocupa um prédio confortável, moderno e funcional na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, no bairro da Torre.

Esses são apenas alguns exemplos de como Unimed João Pessoa cresceu ao longo desses 43 anos de fundação e a proposta inicial de oferecer trabalho digno aos médicos cooperados e atendimento de qualidade à população também precisou evoluir. Nos últimos anos, a Cooperativa investiu na implementação de novos modelos de gestão que têm trazido resultados positivos em todas as áreas com objetivo de manter a sustentabilidade da Cooperativa.

Só no ano passado, o faturamento bruto da Cooperativa ficou acima de R$ 434 milhões, que significa dinheiro investido na capital paraibana. E é desta forma que no dia 16 de dezembro a Unimed João Pessoa completa 43 anos de fundação: moderna, consolidada e com inúmeros projetos que serão colocados em prática para os próximos anos com o objetivo de beneficiar médicos, clientes e também toda a sociedade paraibana.

"A nossa meta para os próximos anos é atingir resultados cada vez mais positivos, que signifiquem em uma melhor assistência aos nossos clientes, melhor remuneração médica e que tragam também benefícios para toda a população paraibana", afirma o presidente da Cooperativa, o hematologista Alexandre Magno Pimentel.

MODERNIZAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

Antes de 2012, a Unimed João Pessoa já havia crescido bastante, mas passava por um período de estagnação, com a carteira de clientes estável em 130 mil. Era necessário inovar para garantir a sustentabilidade da Cooperativa e melhorar a satisfação dos públicos envolvidos com a Cooperativa: clientes, médicos cooperados, funcionários e fornecedores. Para isso, foi iniciado um processo de transformação no modelo de gestão, com a adoção da Governança Corporativa e do Modelo de Excelência em Gestão (MEG), que trouxeram mais profissionalismo e modernização na administração da Cooperativa.

Mesmo em pouco tempo, a adoção dessas práticas já vem proporcionando resultados positivos. Nesse período, por exemplo, houve um crescimento expressivo na venda de planos de saúde, com um aumento de mais de 10 mil clientes; e a melhora nos índices econômicos-financeiros avaliados pela Agência Nacional de Saúde, como o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), em que a Unimed ficou na penúltima faixa de desempenho considerado "bom", com o índice de 0,75, divulgado no último dia 20 de novembro.

Com a Governança Corporativa e o Modelo de Excelência em Gestão (MEG) houve a elaboração do primeiro Planejamento Estratégico da história da Cooperativa, concebido para seis anos (2013-2018), além de outras práticas adotadas.

RECONHECIMENTO

Todo esse esforço já está sendo reconhecido. Em outubro, a Unimed João Pessoa conquistou dois prêmios. O primeiro foi o Selo Prata de Governança Cooperativa, concedido pela Unimed do Brasil. Essa colocação representa o primeiro estágio, conquistado por cooperativas que estão iniciando a prática de Governança Corporativa. Na opinião do diretor financeiro Demóstenes Cunha Lima, esse prêmio é um incentivo para melhorar ainda mais as práticas de governança na Cooperativa e conquistar níveis mais altos da Governança Cooperativa da Unimed do Brasil, que é o Selo Diamante. "O selo é consequência de uma boa governança - que preza pela transparência e ações planejadas -, atitudes obrigatórias de uma empresa grande e moderna como a Unimed JP", destacou o diretor.

O segundo reconhecimento alcançado pela Unimed JP no fim deste ano foi o Prêmio Paraibano de Qualidade da Gestão (PPQG), concedido pelo Programa Paraibano da Qualidade (PPQ) às organizações paraibanas que se destacam na excelência da gestão. A Unimed conquistou o nível 1 do PPQG.

Para a diretora administrativa Tânia Menezes, a premiação mostra que a Cooperativa está avançando no profissionalismo da gestão. "Não vamos parar por aí. Vamos alcançar o nível 2 da Qualidade. "O processo de gestão da qualidade não tem fim, deve ser contínuo", enfatizou a diretora.

CURIOSIDADES SOBRE A FUNDAÇÃO

Confira abaixo curiosidades sobre a fundação da Unimed JP:

- A ideia de fundar a Cooperativa surgiu depois que o oftalmologista Alberto Urquiza Wanderley leu um artigo publicado na revista "O médico moderno", que contava a experiência da primeira Unimed, fundada em 1967, em Santos, São Paulo.

- O idealizador da Unimed JP, Alberto Urquiza Wanderley, foi o primeiro presidente da Cooperativa. Ele dirigiu a Unimed JP por três gestões.

- Até 1973, a Unimed JP contava com seis funcionários, que faziam de tudo: desde a emissão de carteiras, regar o jardim e servir cafezinho.

- Para colocar a Cooperativa em funcionamento, foi necessário que alguns médicos abrissem mão de objetos particulares.

- Os próprios diretores eram responsáveis por comercializar os planos de saúde.

- O primeiro contrato particular foi comercializado dentro da própria Unimed JP. A funcionária Euracy Fabrício de Sousa, que tinha a função de visitadora hospitalar - uma espécie de assistente social-, foi a primeira cliente a contratar um plano de saúde da Unimed JP.

MOMENTOS MARCANTES

Anos 70, 80 e 90

-No dia 17 de dezembro de 1971 é fundada a Unimed João Pessoa, primeira cooperativa de trabalhos médicos de todo o Norte e Nordeste.

- O primeiro contrato empresa da Unimed João Pessoa foi firmado com o extinto Banco do Estado da Paraíba (Paraiban), em 30 de maio de 1972, pouco mais de cinco meses após a fundação da Cooperativa.

- Dentro da própria Unimed João Pessoa foi comercializado o primeiro contrato particular, em 9 de janeiro de 1973. A funcionária Euracy Fabrício de Sousa, que tinha a função de visitadora hospitalar - uma espécie de assistente social -, foi a primeira cliente a contratar um plano de saúde da Unimed JP.

- Nove anos depois da criação, em 1980, foi adquirida a sede própria, onde a Unimed JP funciona até hoje. Em homenagem ao maior idealista da Cooperativa, o prédio foi denominado "Casa do Cooperativismo Médico Dr. Alberto Urquiza Wanderley".

- Em 1993 surgiu a oportunidade da aquisição de um terreno de 8.150 metros quadrados onde foi construído o Hospital Unimed JP.

- A inauguração do Hospital Unimed foi em 7 de abril de 1999, data escolhida por ser o Dia Mundial da Saúde.

Novo milênio

- Em 2001, a Unimed João Pessoa criou a área de Promoção da Saúde, que representou um olhar diferenciado na assistência à saúde. Mesmo antes de ser discutida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a Unimed implementou programas com foco na prevenção de doença. Foi a partir da Promoção da Saúde que a Unimed começou o trabalho de educação em saúde.

- Em 2004, apenas cinco anos depois da fundação, o Hospital Unimed recebeu a autorização do Ministério da Saúde para realizar transplantes de fígado e de coração. Neste mesmo ano, em 23 de maio, foi realizado o primeiro transplante cardíaco. Duas semanas depois, no dia 8 de junho, houve o primeiro transplante de fígado.

- Em 2005 foi implantado o sistema digital "Finger", que identifica os clientes através da leitura das impressões digitais em toda a rede da Unimed JP. O procedimento trouxe mais segurança aos clientes, as atendentes dos consultórios médicos e a própria Unimed JP.

-Em 2009 foi realizado o primeiro transplante de rim da Paraíba.

- Em 2010 foi criada a autorização online de exames e procedimentos nos consultórios e estabelecimentos credenciados com o objetivo de proporcionar mais comodidade ao cliente, que precisava se dirigir à sede da Cooperativa para realizar as autorizações. Neste mesmo ano, o Hospital conquistou o certificado de Acreditação Hospitalar, um reconhecimento de qualidade e segurança na assistência aos pacientes A certificação foi concedida pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG).

-Em 2012 foi implementada a Governança Corporativa e o Modelo de Excelência em Gestão (MEG) com o objetivo de melhorar estruturas e processos dentro da Cooperativa para garantir a sustentabilidade dos negócios. No mesmo ano foi elaborado o primeiro Planejamento Estratégico da Cooperativa para seis anos (2013- 2018).

- Em 2013, para oferecer mais opções ao cliente que procura por atendimento de menor complexidade, a Unimed João Pessoa inaugurou o Hospital Unimed Moacir Dantas. A unidade que funciona na Avenida Ministro José Américo de Almeida (Beira-Rio), 1338, Torre, dispõe de atendimento clínico, ambulatorial, cirurgias de pequeno porte e consultório de nutrição. No Moacir Dantas também é feita a entrega de medicamentos quimioterápicos e imunubiológicos. Neste mesmo ano, foi ampliado o trabalho de Promoção da Saúde da Unimed JP com a instalação no Viver Melhor-Espaço de Saúde e Bem-Estar, no Bairro dos Estados, que tem uma estrutura completa para o desenvolvimento dos Grupos de Educação em Saúde. Atualmente, a Unimed mantém três grupos voltados para quem quer perder peso, ter uma gravidez saudável ou controlar o diabetes. Os clientes podem participar desse programa sem nenhum custo adicional à mensalidade do plano.

- Em 2014, no aniversário de 15 anos, o Hospital Unimed JP passou a se chamar Hospital Unimed Alberto Urquiza Wanderley e começou a atender, exclusivamente, o cliente da Unimed João Pessoa. A medida teve como objetivo privilegiar o cliente da Cooperativa, oferecendo uma melhor assistência. Este ano, a instituição conquistou dois prêmios: o Selo de Governança Cooperativa, da Unimed do Brasil (nível prata); e o Prêmio Paraibano de Qualidade da Gestão (PPQG), do Programa Paraibano da Qualidade (PPQ), em reconhecimento ao uso de ferramentas de gerenciamento pela qualidade na administração da Cooperativa.

LEIA TAMBÉM

Unimed JP realiza solenidade para comemorar 43 anos de fundação