Notícias

Unimed JP conquista Selo Ouro de Governança e Sustentabilidade

Publicada em 30/11/2016 às 11h

Demóstenes Cunha Lima, presidente do Conselho de Administração da Unimed JP Demóstenes Cunha Lima, presidente do Conselho de Administração da Unimed JP

Poucos dias antes de completar 45 anos de fundação, a Unimed João Pessoa tem mais uma conquista a comemorar: a Cooperativa foi contemplada com o Selo Ouro de Governança Corporativa e Sustentabilidade - Edição 2016. Concedida pela Unimed do Brasil - entidade que reúne as Unimeds de todo o país -, a certificação é um reconhecimento às cooperativas do sistema que se destacaram nos aspectos de governança e gestão na perspectiva da sustentabilidade, alinhadas às boas práticas de mercado.

Das 208 cooperativas do Sistema Unimed inscritas para concorrer ao prêmio, apenas 19 conquistaram o nível Ouro. Dessas, só duas estão na Região Nordeste. O resultado foi comunicado segunda-feira (28) através de uma carta enviada pelo diretor de Marketing da Unimed do Brasil, Edevard Araújo, ao presidente do Conselho de Administração (Conad) da Unimed João Pessoa, Demóstenes Paredes Cunha Lima.

A Governança Corporativa envolve processos, costumes, políticas, leis e regulamentos que definem como uma organização é dirigida, administrada ou controlada. Ela tem como princípios básicos transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa. O modelo foi adotado em 2012 pela Unimed João Pessoa, que completará 45 anos de fundação no dia 16 de dezembro.

AVALIAÇÃO

Para receber o Selo Ouro, a Cooperativa foi avaliada através de um questionário com 76 quesitos relacionados às boas práticas de responsabilidade socioambiental e sustentabilidade. Entre eles, relação com a sociedade, clientes, cooperados, público interno e fornecedores; estruturação de órgãos sociais; formas de gestão organizacional e o desenvolvimento de ferramentas e soluções para o Sistema Unimed.

O Selo de Governança e Sustentabilidade tem quatro níveis: Bronze, concedido às cooperativas que atingem de 25% a 40,9% dos requisitos; Prata, de 41% a 70,9%; Ouro, de 71% a 90,9%; e Diamante, de 91% a 100%. Este ano, a certificação incorporou novos aspectos de governança e gestão tomando por base a sustentabilidade.

Antes, a Unimed do Brasil concedia dois selos distintos: o de sustentabilidade e de governança. Agora, é um só. Por isso, na avaliação deste ano foram incorporados novos parâmetros relacionados às boas práticas de mercado e novos requisitos foram levados em conta, principalmente o equilíbrio econômico-financeiro.

ESFORÇO COLETIVO

Para a gestão da Unimed João Pessoa, o resultado mostra o comprometimento da empresa com todos os seus públicos de relacionamento, pautado nos princípios fundamentais da governança. Também demonstra que a Cooperativa está garantindo a sustentabilidade do negócio.

"A conquista do Selo Ouro é a constatação de um trabalho, iniciado na gestão passada, e que reproduz todos os esforços que a Cooperativa vem exercendo desde 2012 com a implantação da governança e de ferramentas modernas de gestão. Resulta também no empenho dos diferentes setores em atingir a excelência e a sustentabilidade", enfatizou o presidente Demóstenes Paredes Cunha Lima.