Notícias

Unimed JP é homenageada por disponibilizar aplicativo SOS Cidadão

Publicada em 02/12/2017 às 08h49

Representantes da Unimed JP e da Seds durante solenidade: reconhecimento à inovação Representantes da Unimed JP e da Seds durante solenidade: reconhecimento à inovação

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) homenageou a Unimed João Pessoa e a Secretaria da Segurança e da Defesa Social do Estado (Seds) por ter criado o aplicativo SOS Cidadão. A solenidade foi realizada nesta sexta-feira (1) pela manhã, no Edifício Coriolano Medeiros, prédio da Reitoria do IFPB, em Jaguaribe.

A homenagem foi um reconhecimento pelo aplicativo ter conquistado o primeiro lugar na Mostra Tecnológico do 2º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação. A ideia do projeto, que permite o acesso direto à Polícia e Bombeiros através de telefones e tabletes, surgiu de um aluno do curso de Sistemas para Internet do IFPB, Eder Pires, que é servidor da Polícia Militar.

“Essa parceria público-privada é inédita. As duas instituições – Secretaria de Segurança Pública e Unimed JP – tem missões parecidas, a de salvar vidas e a de preservá-las. É um casamento perfeito”, afirmou o reitor do IFPB, Nicácio Lopes. Uma carta do reitor reconhecendo “a Unimed JP pelo importante incentivo para a criação do aplicativo para smartphone" foi recebida pelo presidente da Cooperativa, Demóstenes Paredes Cunha Lima>

Para ele, o reconhecimento é uma honra. “A Unimed JP é uma Cooperativa, que tem entre os princípios o zelo e o cuidado pela comunidade. Para isso, temos uma área, o Núcleo de Desenvolvimento Humano, assessorada pelo médico Gláucio Nóbrega, que tem programas e projetos que buscam enxergar a comunidade com um olhar diferenciado, buscando o bem-estar social”, afirmou.

SALVAR VIDAS

O secretário de estado da segurança e da defesa social, Cláudio Coelho Lima, também agradeceu à Unimed João Pessoa por investir para que o projeto desse certo. “São através de boas ideias assim com investimento muito pequeno que podemos fazer a diferença para salvar vidas, com a ajuda de uma empresa que trabalha com vidas”, enfatizou.

O coronel e coordenador do Centro Integrado de operações Policiais (Ciop), Arnaldo Sobrinho, destacou os benefícios que o aplicativo têm trazido para a sociedade.“O aplicativo tem gerado benefícios para todos nós. Reduzimos a quantidade de trotes, conseguimos prender foragidos, assaltantes, fazer apreensão de drogas através de contatos feitos por meio aplicativo”, destacou.

COMO FUNCIONA

Através do SOS Cidadão, a polícia e os bombeiros podem saber quem está entrando em contato, o tipo de ocorrência e a localização, agilizando o processo de atendimento à solicitação, e, consequentemente, de combate à criminalidade.

Ao baixar o aplicativo, gratuitamente, a pessoa tem contato direto com polícia e bombeiros em situações de perigo. No primeiro acesso, são solicitadas informações pessoais, como e-mail, telefone, endereço. Todas essas informações precisam ser validadas. O aplicativo está disponível para os sistemas Android (Google Play) e iOS (Play Store).