Notícias

Veja como prevenir doenças que surgem junto com o período escolar

Publicada em 19/02/2018 às 07h

A pediatra Vânia Vasconcelos explicou que é comum o aumento de viroses no período escolar A pediatra Vânia Vasconcelos explicou que é comum o aumento de viroses no período escolar

O período escolar iniciou e com ele também um aumento nos casos de viroses. Isso porque o ambiente de sala de aula reúne muitos estudantes, tornando fácil a proliferação de microrganismo, que causam tantas enfermidades. Outro motivo é a mudança brusca de clima, alternando entre os dias chuvosos e de sol.

Tudo isso contribui para as gripes e outras doenças. Basta que um aluno tussa ou espirre em sala de aula, para que outros inalem o ar contaminado e fiquem doentes. Mas isso não é motivo para entrar em pânico.

A primeira coisa a fazer é a prevenção. Com medidas simples, como a ingestão de muito líquido e uma alimentação saudável, os pais estão fortalecendo a imunidade da criança. Outra forma de evitar contaminação em sala de aula é fazer com que a criança lave bem as mãos com água e sabão antes e depois de lanchar, voltar do banheiro ou do recreio.

A pediatra Vânia Vasconcelos, médica cooperada da Unimed João Pessoa, explicou que nesta época do ano as viroses são mais comuns, por isso, a criança pode apresentar vômito, cansaço, febre, coriza e diarreia, entre outros sintomas. No entanto, se esses sintomas forem leves, não é necessário o cuidado em um hospital. Os pais podem ir a um consultório ou mesmo a um serviço ambulatorial.

"Se mesmo assim a criança já apresentar febre, tosse persistente, diarreia ou coriza, não o mande para a escola, para que não haja o contágio com outros alunos", orientou a médica.

ONDE PROCURAR ATENDIMENTO?

Em casos mais leves, o recomendado é procurar o pediatra que já atende à criança. Nesse caso, o pai ou responsável pode conversar mais demoradamente com o médico, relatando com calma o problema de saúde, o que facilitará o diagnóstico. Isso não é possível em um serviço de urgência e emergência, por exemplo, onde o atendimento será feito pelo profissional de plantão.

Mas, o cliente Unimed JP tem outras opções para atendimento infantil. Uma delas é o Núcleo de Atenção à Saúde Sul (NAS-Sul), nos Bancários. Já quem mora no Brejo paraibano pode se dirigir à Unidade Guarabira. Os dois locais oferecem consultas em pediatria, com um atendimento mais ágil para os pacientes.

Casos ambulatoriais, como uma febre e início de uma virose, também podem ser atendidos por especialistas da Cooperativa dos Pediatras da Paraíba (Cooped-PB), que funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h30, sem intervalo para o almoço. No local, as crianças podem ser atendidas tanto por um clínico quanto por alergologistas, gastroenterologistas, cardiologistas, endocrinologistas e neurologistas, todos pediatras.

Para marcar a consulta na Cooped-PB, basta ligar para o telefone 3244-7676 e agendar. Em alguns casos, a consulta poderá ser realizada no mesmo dia. A Cooped-PB fica na Rua João Domingos, número 91, em Miramar.

URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

No entanto, se os sintomas da criança forem severos, como febre muito alta ou diarreia forte, os pais devem procurar um hospital. Além do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, a Unimed João Pessoa tem uma rede credenciada de hospitais para atender aos seus clientes. A lista completa – tanto de hospitais, quanto de médicos – pode ser obtida no portal da cooperativa, em Guia Médico. Se preferir, pode clicar aqui.