Notícias

Veja como você pode ajudar a combater a infecção hospitalar

Publicada em 22/05/2017 às 07h

Lavar bem as mãos é a maneira mais simples de combater a infecção hospitalar Lavar bem as mãos é a maneira mais simples de combater a infecção hospitalar

O Hospital Alberto Urquiza Wanderley prima pela segurança dos seus pacientes. Por isso, uma questão é tratada com muita atenção: a infecção hospitalar. Os índices são controlados e monitorados continuamente pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH). Mas, pacientes e seus acompanhantes podem ajudar a combatê-la.

Não apenas os profissionais de saúde podem ajudar no combate à infecção hospitalar, todos podem se engajar nesta luta, pois existe forma de evitar. Pacientes e acompanhantes podem ajudar no controle da infecção hospitalar com atitudes simples. A principal delas é a higienização das mãos, com água e sabão e álcool em gel. A limpeza das mãos deve ser feita antes de entrar no hospital e ao sair.

Além desse, existem vários outros cuidados que auxiliam neste controle como, por exemplo, não sentar na cama do paciente.

VEJA COMO CONTRIBUIR

 

  • Lave as mãos antes e depois de visitar o paciente. 
  • Febre, vermelhidão e pus no local onde foi feita uma cirurgia não é bom sinal. Avise o médico ou volte ao serviço de saúde, se você já teve alta. 
  • Tosse, gripe, conjuntivite, lesão aberta na pele? Não visite pessoas internadas nessas condições. 
  • Não se sente no leito do paciente. 
  • Pergunte ao médico o nome do seu problema e como você pode ajudar na prevenção das infecções. 
  • Se estiver usando cateter ou dreno, pergunte quando será retirado. Quanto antes, menor a chance de infecção. 
  • Ao se preparar para uma cirurgia, pergunte ao profissional se há alguma medida específica que você pode tomar para prevenir infecções. 
  • Na dúvida, pergunte como se soletra o nome do antibiótico prescrito na receita. Não deixe isso para o profissional da farmácia e tenha certeza sobre o nome, dosagem e frequência do que você deve tomar. 
  • Em caso de dúvidas, procure o responsável pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). 

FAMILIAR

Tem um familiar ou conhecido usando respirador (ventilação mecânica)? 

                - Garanta que a cabeceira da cama tenha uma elevação de 30 a 45 graus.

                - Verifique se está sendo feita a higiene da boca do paciente com algum antisséptico.

                - Pergunte ao profissional de saúde se há previsão para suspensão da sedação e retirada da ventilação mecânica. Quanto antes melhor.