Notícias

Você tem leite demais? Veja como fazer para doar o alimento

Publicada em 24/05/2018 às 07h

O leite coletado pela equipe da Unimed JP beneficia várias unidades de saúde O leite coletado pela equipe da Unimed JP beneficia várias unidades de saúde

O bebê mamou tudo que podia e ainda sobrou leite? Que tal doar ao Posto de  Coleta de Leite Humano do Hospital Alberto Urquiza Wanderley? Por mês, mais de 100 crianças nascem no hospital. Deste total, pelo menos 15% são bebês prematuros que necessitam de doações de leite materno para se desenvolver, por apresentarem baixo peso e vulnerabilidade imunológica.

Em média, um prematuro consome oito litros de leite materno durante sua internação. Para atender essa demanda, o Posto de Coleta da unidade própria da Unimed João Pessoa precisa estar sempre com um bom estoque do alimento. Por isso, a doação de leite é tão importante.

O leite coletado pela equipe da Unimed João Pessoa beneficia não só recém-nascidos internados na UTI Neonatal ou na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (Ucin) do Alberto Urquiza, mas, também, crianças que estão em outras unidades de saúde da cidade. É que o Posto de Coleta de Leite Humano – localizado no 5º andar do Hospital Alberto Urquiza – é vinculado ao Banco de Leite Anita Cabral, que compõe a rede estadual de saúde.

 

No posto de coleta, a mulher pode obter mais informações sobre a doação do leite e também sobre a amamentação. Um diferencial e que a equipe fornece à doadora o recipiente adequado para o armazenamento, bem como, vai até a casa da pessoa para recolher o leite. O telefone para contato é 2106-0352.

ARMAZENAMENTO

Além de leite, o Posto de Coleta recebe doações de frascos de vidro para armazenar o alimento. O ideal é que os frascos sejam transparentes, com tampa de plástico, e resistentes a altas temperaturas e a resfriamento, a exemplo dos vidros de café em pó e de maionese. O material pode ser doado no Posto de Coleta do Hospital.

SAIBA MAIS

Quem pode doar?

Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Basta estar saudável e não estar tomando nenhum medicamento que interfira na amamentação.

Quais as vantagens da doação?

  • Manter a produção do leite;
  • Prevenir o ingurgitamento mamário e mastite;
  • Aliviar a sensação de mamas cheias;
  • Aliviar o gotejamento das mamas.