A- A+

Artigos Médicos

Cândida Rachel de Lucena Santos

Cândida Rachel de Lucena Santos

CRM-PB: 7047 Especialidade: Dermatologia

Dicas de verão: sua pele agradece

Publicada em 08/01/2016 às 18h00

Estação mais quente e com maior incidência de raios solares, o verão é também aquela em que as pessoas aumentam a exposição ao sol e a prática de atividades ao ar livre. Listamos alguns cuidados para aproveitar essa época mantendo o bem-estar e a saúde da sua pele.

- Lembre-se: proteção solar é imprescindível! A radiação ultravioleta pode causar desde queimaduras e manchas até câncer de pele, neoplasia de maior prevalência no mundo, relacionada à exposição ao Sol.

- Use bloqueadores solares com proteção UVB (prefira os de FPS acima de 30) e UVA (PPD deve ser 1/3 do FPS). Reaplique a cada 2 horas, ou tempo inferior, em caso de banhos ou transpiração excessiva.

- Pacientes com melasma (manchas escuras na face) beneficiam-se do uso de bloqueadores com cor de base. Podem ainda associar protetor em pó ou produtos mais densos, formulados em bastão, sobre as manchas.

- Pessoas com pele oleosa ou acneica devem dar preferência a produtos com base aquosa ou em gel.

- Use chapéu, óculos de sol e evite exposição solar direta entre as 10h e 16h.

- Prefira roupas de algodão às de tecido sintético (como nylon, por exemplo), pois conferem maior proteção à radiação ultravioleta.

- Calor e umidade predispõem micoses, especialmente em áreas de flexuras. Seque-se bem após o banho e use roupas leves.

- Camisas de manga longa em tecidos com proteção solar são muito eficazes, principalmente para crianças, pois elas têm maior resistência à reaplicação do protetor e permanecem muito tempo em banhos de mar e piscina.

- Evite andar descalço em pisos constantemente úmidos (exemplo: lavatórios de piscinas) prevenindo-se de infecções fúngicas. Também evite locais frequentados por animais, devido ao risco de contaminação com larva migrans (bicho geográfico).

- Beba muito líquido. Hidrate a pele após o banho e utilize óleos à base de silicone para proteção dos cabelos contra ressecamento.

Cuidados simples e acessíveis: a diferença você sente na pele. Aproveite o verão!